Descrição de chapéu Folha Informações

Não entre no papo das correntes: Facebook não limita feed a 25 amigos

Para combater esse controle, usuários copiam e colam texto que informa sobre a suposta mudança

São Paulo | UOL

As correntes no Facebook nunca morrerão, pelo visto. Já tivemos hacker que pode roubar perfil, a hashtag de privacidade #naoautorizo e agora um tipo de post que tem viralizado na rede social diz que ela limita a 25 os amigos que aparecerão no seu feed. Mas claro que isso é boato.

A mensagem afirma que, para combater esse controle, o usuário deve copiar e colar um texto que informa sobre a suposta mudança. Veja um exemplo:

Suposta corrente diz que Facebook limita feed a 25 amigos
Suposta corrente diz que Facebook limita feed a 25 amigos - Reprodução

Esse tipo de farsa vire e mexe aparece no Facebook, sem que ninguém saiba como ou por quê. Em parte, esse tipo de boato se espalha porque a empresa costuma ser pouco clara sobre como funciona o algoritmo.

Se você está vendo sempre as mesmas pessoas na sua timeline, provavelmente é porque você interage com elas. Se você comentar em um post como esses, cria uma interação. Então pode ser que realmente tenha algum efeito, mas ninguém sabe exatamente a lógica do algoritmo.

O Facebook recentemente anunciou que prioriza mensagens de amigos e parentes, em vez de notícias, porque pesquisas internas mostraram que é isso que a maioria dos usuários da rede procura ao entrar nela.

O algoritmo tenta prever o que você vai curtir e faz de tudo para evitar algo que te desagrade. Para isso, analisa todas as interações (reações e comentários) que você faz em posts.

Como ter o controle

Se uma linha do tempo que não segue uma ordem cronológica te incomoda, veja como ter (algum) controle sobre o que é mostrado no feed.

  1. Mude a visualização padrão

Por padrão, o Facebook exibe as histórias mais populares dos seus contatos. Mas existe um caminho para visualizar as publicações pela ordem em que foram publicadas.

Mais Recentes no Android (esq.) e no iPhone (dir.)
Mais Recentes no Android (esq.) e no iPhone (dir.) - Reprodução

Nos celulares, clique no ícone de três linhas (canto inferior direito) e em procure a parte de "Atalhos". Uma das opções fixadas é a "Mais recentes". Você também pode navegar usando os atalhos que aparecem em "Feeds" (mais recentes, conhecidos, família...).

Na versão desktop, vá no canto superior esquerdo e procure a opção "Feed de Notícias". Clique nos três pontinhos e selecione o item "Mais Recentes". A página vai atualizar e as informações mais novas aparecerão para você.

Não entre no papo das correntes: Facebook não limita feed a 25 amigos
Reprodução

O problema é que este procedimento precisa ser feito toda vez que você entra no Facebook, que não permite que a configuração seja salva.

2. Priorize os amigos e grupos que mais gosta

O Facebook não deixa salvar a ordem cronológica, mas, pelo menos, deixa você escolher até 30 perfis para serem vistos primeiro. ​

Não entre no papo das correntes: Facebook não limita feed a 25 amigos
Reprodução

Pela página inicial: No menu da esquerda, encontre "Feed de Notícias" e clique nos três pontinhos logo ao lado. Selecione "Editar preferências" > "Priorize quem ver primeiro". A janela mostrará todas as suas páginas e amigos. Clique naqueles que deseja dar prioridade em seu feed e depois em "Concluir".

Pela página/perfil específico: No botão "Seguindo", mostrado logo abaixo da foto de capa da página ou perfil desejado, selecione a opção "Ver primeiro".

Pelo app do Facebook no celular: Clique no ícone com três tracinhos (no canto inferior direito) e vá até as "Configurações". Procure e toque em "Preferências do Feed de Notícias". Selecione a opção "Priorize quem ver primeiro" e escolha quem deseja priorizar.

3. Crie lista

Um ótimo jeito de ter controle sobre os posts é dividi-los por assuntos, criando listas. Podem ser listas de páginas de notícias, de amigos, de familiares, de colegas de trabalho.

É só selecionar a opção "Lista de amigos" (no menu lateral esquerdo, na categoria "Explorar") e deixar a criatividade rolar para organizar pessoas, grupos e páginas.

Não entre no papo das correntes: Facebook não limita feed a 25 amigos
Reprodução

Os seus contatos não vão saber dessa organização. O recurso funciona apenas para exibir de uma forma mais prática a publicação dos seus contatos no Facebook, e dentro das listas os posts não são filtrados ou embaralhados.

4. Oculte publicações de quem não gosta

Colega de trabalho, chefe, cliente, sogros... Sabemos que nem sempre é possível desfazer uma amizade no Facebook.

Para não criar uma saia justa, você pode deixar de seguir a pessoa ou silenciar o seu contato por 30 dias. Nas duas opções, você deixa de visualizar as publicações, mas permanece "amigo" dentro da rede social.

As alterações também são feitas dentro das "Configurações" do Facebook, em "Preferência do Feed de Notícias".

5. Adote o feed de páginas

Quantas páginas você segue no Facebook? Dezenas ou centenas? O Facebook separou um lugar especial para quem quer ver as atualizações mais recentes.

Para isso, vá até "Explorar" (no menu lateral esquerdo, na web; no ícone de três barras, no celular) e selecione a opção "Feed de Páginas". Lembre-se que as publicações de seus amigos não vão aparecer nesta parte.

Não entre no papo das correntes: Facebook não limita feed a 25 amigos
Reprodução
Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.