Apple lança nos EUA ferramenta que permite usuários verificar dados coletados pela empresa

Empresa planeja disponibilizar dispositivo para todos os países até o final do ano

Nova York | Reuters

A Apple lançou na quarta-feira (17) uma ferramenta online para usuários nos Estados Unidos e em vários outros países para baixar, alterar ou excluir todos os dados que a fabricante do iPhone coletou sobre eles.

A Apple atualizou seu site de privacidade com a ferramenta, que foi revelada no início deste ano para usuários da União Europeia, em resposta a legislação que regulamenta a proteção de dados na região. A empresa agora permitirá que usuários nos Estados Unidos, Canadá, Austrália e Nova Zelândia vejam e façam o download de todas as informações que a Apple coletou sobre eles.

A fabricante também oferece aos usuários uma maneira mais simples de fazer alterações nos dados, suspender ou excluir sua conta permanentemente.

A Apple planeja lançar a mesma ferramenta para todos os usuários ao redor do mundo até o final do ano.

Três celulares da Apple
Apple planeja lançar ferramenta de acesso aos dados para todos os países até o final do ano - Timothy Clary/AFP

Os dispositivos da Apple, como o iPhone ou o Apple Watch, coletam dados detalhados sobre os usuários, como para quem telefonam, enviam emails e mensagens de texto e até mesmo dados biométricos, como batimentos cardíacos e impressões digitais. Mas a prática da empresa tem sido manter muitos desses dados nos próprios dispositivos e criptografá-los com o código de acesso do usuário, o que significa que a Apple não possui os dados e não pode acessá-los se solicitada por autoridades.

A Apple procurou transformar sua política de privacidade em uma vantagem comercial contra seus rivais do setor de tecnologia, com o presidente-executivo Tim Cook dizendo no início do ano que a Apple não estaria nessa situação quando o Facebook Inc foi investigado pelo uso indevido de dados dos usuários pela Cambridge Analytica. O presidente-executivo do Facebook, Mark Zuckerberg, por sua vez, chamou os comentários de Cook de extremamente simplórios.

Apesar de seu foco em manter dados em dispositivos, a Apple coleta e armazena alguns dados sobre seus usuários. Com as atualizações desta quarta-feira, a empresa busca explicar melhor essas instâncias. Por exemplo, a Apple coleta dados sobre os hábitos de leitura dos usuários para melhorar sugestões em seu aplicativo Apple News, mas diz que os dados estão vinculados a um identificador anônimo, em vez de um perfil pessoal, e não estão conectados a outros serviços e podem ser redefinido a qualquer momento.

A Apple também incluiu em seu guia para usuários novas instruções de como ajustar suas configurações de privacidade.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.