Facebook facilita acesso de empresas para fomentar venda de carros na rede

Marcas poderão colocar ofertas de automóveis no Marketplace, área destinada ao comércio

São Paulo

O Facebook do Brasil anunciou parcerias com dois sites especializados no comércio de automóveis para expandir a oferta de carros usados no Marketplace brasileiro, espaço da rede social dedicado à compra e venda de produtos.

A empresa informou nesta quarta-feira (31) a integração com as marcas iCarros e SeminovosBH, especializadas na revenda de veículos automotivos.

Usuários em frente ao logo do Facebook; empresa lançou o Marketplace no Brasil em janeiro
Usuários em frente ao logo do Facebook; empresa lançou o Marketplace no Brasil em janeiro - Dado Ruvic/Reuters

Na prática, essas marcas já podiam anunciar no Marketplace como qualquer outro usuário, mas o processo de incluir todas as ofertas era demorado. O Facebook melhorou o acesso para as revendedoras e expandiu a facilidade para novas marcas.

De acordo com o Facebook, o próximo passo é que a comunicação entre as revendedoras e  os consumidores seja feita em tempo real via Messenger, para facilitar a interação entre as partes.

Nas próximas semanas, a rede social incluirá novos filtros de pesquisa para que os usuários encontrem o veículo mais adaptado à sua necessidade. Será possível encontrar modelos por ano, tipo, quilometragem e número final da placa.

Em comunicado, a empresa disse que a função estará disponível a todos os usuários do Facebook na próxima semana. 

O Facebook lançou o Marketplace no Brasil no início do ano. A área funciona de forma semelhante a outros sites de venda informal, como Mercado Livre e OLX, e os usuários realizam as transações pela plataforma.

Antes de anunciar a mudança, o Facebook encomendou um estudo sobre potenciais compradores de veículos de 18 a 65 anos no Brasil. A pesquisa detectou que 98% deles acessaram o Facebook ou o Instagram durante a jornada de compra. 

A rede social ganha dinheiro com anúncios, que dependem do engajamento de pessoas na plataforma. Uma das estratégias de manter uma área para comércio é que as pessoas passam muito tempo em busca de produtos e comparando ofertas.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.