Instagram cria ferramenta para limitar bullying

Rede social também lança novo filtro para inspirar gentileza

São Paulo

O Instagram anunciou nesta terça-feira (9) novas ferramentas para tentar combater casos de bullying na rede social. 

Um sistema dentro do aplicativo detectará automaticamente possíveis ataques de bullying em fotos e respectivas legendas. Isso significa que os filtros, já presentes em comentários, agora também analisarão as imagens publicadas.

A tecnologia, que deve continuar se desenvolvendo nas próximas semanas, tem por objetivo identificar e remover qualquer tipo de bullying de forma proativa, uma vez que, de acordo com a empresa, as pessoas que vivenciam ou observam os ataques não fazem denúncias.

Segundo a companhia, a mudança visa à proteção dos membros mais jovens da rede.

Imagens e legendas identificadas como suspeitas pela ferramenta serão encaminhadas ao departamento da empresa responsável pela análise. Se for constatada violação às diretrizes da rede social, o Instagram poderá remover a postagem.

A seleção de comentários negativos e possíveis ataques também ocorrerá nas transmissões ao vivo. "Adicionamos esse filtro para garantir que o Live continue sendo um lugar seguro e divertido para se conectar a seus amigos e interesses", informou a rede em publicação.

A criação da ferramenta e sua divulgação surgem como forma de incentivo ao mês de prevenção de bullying nos Estados Unidos e à semana  anti-bullying no Reino Unido. 

Novo efeito

Instagram lança filtro para espalhar bondade
Instagram lança filtro para espalhar bondade - Divulgação

Além disso, também foi divulgado nesta segunda um novo efeito para inspirar gentileza na seção Story. 

O filtro será lançado com parceria da dançarina e atriz adolescente Maddie Ziegler, que tem se manifestado contra o bullying online. Quem segue a jovem nas redes sociais já terá o filtro liberado em sua câmera. Quem não a segue poderá ter acesso se vir o efeito sendo utilizado por algum outro usuário.

De acordo com a companhia, no modo selfie, os corações preencherão a tela e o usuário será incentivado a marcar um amigo para o qual deseja dar suporte. O amigo receberá uma notificação. Eles podem compartilhar isso ou usar o efeito de câmera para espalhar gentileza para outra pessoa. Se mudar para a câmera traseira, verá uma sobreposição de comentários gentis em vários idiomas. 


 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.