Criador da internet diz que gigantes de tecnologia talvez precisem ser desmembradas

Apple, Microsoft, Amazon, Google e Facebook têm um valor de mercado combinado de US$ 3,7 trilhões

Londres | Reuters

Gigantes de tecnologia do Vale do Silício, como Facebook e Google, cresceram tanto que talvez precisem ser desmembradas, a menos que os concorrentes ou mudanças no mercado reduzam sua influência, disse o inventor do mundo online.

A revolução digital gerou um punhado de empresas de tecnologia baseadas nos EUA desde os anos 90, que agora têm um poder financeiro e cultural combinado maior que a maioria dos Estados soberanos.

Tim Berners-Lee, o cientista britânico de computação que inventou a internet em 1989, disse estar desapontado com a situação atual, após escândalos sobre o abuso de dados pessoais e o uso de mídias sociais para espalhar ódio.

Fundador da internet, Tim Berners-Lee
Fundador da internet, Tim Berners-Lee - Simon Dawson/Reuters

"O que acontece naturalmente é que você acaba com uma empresa dominando o campo, então, através da história, não há alternativa para realmente entrar e quebrar as coisas", disse Berners-Lee em entrevista. "Há um perigo de concentração."

Mas ele também pediu cautela, dizendo que a velocidade da inovação tanto em tecnologia quanto em preferências poderia acabar reduzindo algumas das maiores empresas de tecnologia.

"Antes de desmembrá-las, deveríamos ver não apenas se elas não são perturbadas por um pequeno concorrente que os derrota fora do mercado, mas pela mudança de mercado, pelo interesse em outro lugar", disse Berners-Lee.

Juntas Apple, Microsoft, Amazon, Google e Facebook têm um valor de mercado combinado de 3,7 trilhões de dólares, igual ao produto interno bruto de 2017 da Alemanha.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.