Organizações europeias de consumidores acusam Google de espionar seus usuários

Denúncia foi apresentada na Noruega, Holanda, Polônia, Grécia, República Tcheca, Eslovênia e Suécia

Oslo (Noruega) | AFP

Sete organizações europeias de consumidores apresentaram nesta terça-feira (27) uma denúncia a organismos de regulamentação na qual acusam o Google de espionar seus usuários, o que violaria a nova norma de proteção de dados, anunciou o Escritório Europeu da União de Consumidores.

A denúncia foi apresentada na Noruega, Holanda, Polônia, Grécia, República Tcheca, Eslovênia e Suécia. A demanda tem como base um estudo do Conselho Norueguês dos Consumidores que afirma que o grupo americano "utiliza informações enganosas para que os usuários sejam constantemente vigiados".

"Google utiliza os dados pessoais de forma muito detalhada e exaustiva sem uma base jurídica apropriada e os dados são obtidos através de uma manipulação técnica", afirmou Gro Mette Moen, diretora da organização norueguesa.

Logos do Google em três telas de computador diferentes
Google também é acusado de monitorar as atividades dos usuários por meio do histórico de localizações - Loic Venance/AFP

O Google também é acusado de monitorar as atividades dos usuários por meio do histórico de localizações e da atividade na web e de aplicativos, presentes em todas as contas do Google.

"Os dados de localização podem revelar muitas coisas sobre uma pessoa. Por exemplo, a movimentação em tempo real, os locais que frequenta habitualmente, seus hábitos cotidianos, seus interesses, etc", lamenta a organização norueguesa na denúncia.

"O acompanhamento constante da localização e o acúmulo de dados de localização podem ser utilizados para fazer um retrato muito detalhado dos indivíduos, o que pode permitir conhecer suas crenças religiosas, tendências políticas e sua orientação sexual, entre outras coisas", afirma.

As organizações pedem o início de uma investigação para que o Google abandone as práticas ilegais e a aplicação de uma multa dissuasória contra a multinacional.

O Google respondeu que trabalha constantemente para melhorar seus controles.

"O histórico de localizações está desativado inicialmente e a pessoa pode modificá-lo, apagá-lo ou interrompê-lo quando desejar. Se está ativado, serve para melhorar os serviços", afirmou o grupo americano.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.