Uber busca aval para retomar testes de carro autônomo na Pensilvânia

Depois de acidente fatal, empresa quer voltar a testar carros com pessoas no veículo

David Shepardson
Washington | Reuters

Uber disse nesta sexta-feira (2) que solicitou permissão da Pensilvânia para reiniciar os testes de carros autônomos em estradas públicas e que melhorou o software dos veículos, mais de sete meses depois que a companhia suspendeu os testes na esteira de um acidente fatal no Arizona.

A empresa divulgou um comunicado para a Administração de Segurança de Tráfego em Estradas dos Estados Unidos de que vai reiniciar os testes com dois empregados nos bancos dianteiros, permitir um sistema de freios durante todo o tempo e monitorar a segurança dos empregados de forma mais rígida.

Aplicativo da Uber; empresa testa seus carros autônomos em modo manual em vias públicas
Aplicativo da Uber; empresa testa seus carros autônomos em modo manual em vias públicas - AP

A Uber vem testando seus carros autônomos em modo manual em vias públicas.

Em junho, a polícia de Tempe, no Arizona, disse que uma motorista de reserva atrás do volante em um carro autônomo do Uber estava distraído e assistindo a um programa de TV em seu telefone momentos antes de o automóvel atropelar e matar um pedestre atravessando a rua, atacando o acidente que abalou a indústria nascente de "totalmente evitável".

O acidente foi a primeira morte atribuída a um carro autônomo e foi visto como um revés significativo para a indústria, que se apressa para colocar os veículos para uso comercial.

Dara Khosrowshahi, executivo-chefe do Uber, disse em um comunicado nesta sexta-feira que a empresa "vai voltar à estrada somente quando implementarmos processos melhorados".

A companhia afirmou que agora possui monitoramento em tempo real terceirizado dos motoristas de reserva, define limites no tempo que motoristas podem trabalhar por dia e que melhorou o treinamento.

Em julho, o Departamento de Transporte da Pensilvânia disse que estava emitindo novas diretrizes, pedindo que empresas submetam detalhes sobre os testes e disse esperar que as empresas iriam obedecer.

O estado disse que depois de aprovar os pedidos vai enviar às empresas uma "carta de autorização". A Uber disse que não vai recomeçar os testes até que receba esta carta.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.