Descrição de chapéu The New York Times

Carros autônomos da Uber voltam às ruas depois de atropelamento

Veículos não transportarão passageiros e não devem ultrapassar velocidade de 40 km/h

San Francisco | The New York Times

A Uber anunciou que seus veículos voltaram às vias públicas na quinta-feira (20), nove meses depois que um de seus carros autônomos atropelou e matou uma pedestre em Tempe, Arizona.

Os veículos estão operando em velocidades drasticamente reduzidas e em ambientes menos desafiadores do que no passado, a companhia anunciou, ao retornar cuidadosamente aos testes, tentando garantir a segurança de todos. 

 

 "Continuaremos a priorizar a segurança e a comunicar proativamente nosso progresso, até que tenhamos construído um sistema para veículos autônomos que cumpra a promessa de tornar o transporte mais seguro, e seu custo mais acessível, para todos", afirmou Eric Meyhofer, que comanda a divisão de veículos autônomos da Uber, em comunicado.

A companhia anunciou ter recebido na segunda-feira (17) permissão do Departamento de Transporte da Pensilvânia para voltar a testar seus carros nas vias públicas de Pittsburgh. A empresa anunciou que seu plano era ter menos de cinco carros nas ruas na quinta-feira, e elevar esse total lentamente, com o tempo.

Cada carro levará dois motoristas, prontos a assumir o controle se alguma coisa der errado, disse a Uber. Os operadores trabalharão em turnos de quatro horas, ante oito a 10 horas anteriormente.

Os carros não transportarão passageiros e não ultrapassarão a velocidade de 40 km/h (antes, atingiam 88 km/h). Só operarão em um circuito limitado no Loop de Pittsburgh, uma movimentada área comercial, e apenas no período diurno e em dias de semana, segundo a Uber.

A empresa anunciou que estava colocando veículos autônomos de volta nas ruas de Toronto e San Francisco, ainda que eles devam ser operados em modo manual –ou seja, controlados por um motorista e não pelo software.

A Uber suspendeu as atividades de sua frota de carros autônomos em março, depois que um deles –que levava um motorista para assumir o controle em caso de emergência –atropelou e matou Elaine Herzberg, 49, em uma rua de Tempe.

Recolocar os carros em operação foi complicado, depois disso. A Uber trabalhou para torná-los mais seguros, e reduziu suas expectativas de velocidade e desempenho, de acordo com artigos anteriores do The New York Times.

Mesmo assim, eles tiveram dificuldade para passar pelos testes de segurança. No mês passado, falharam em 10 de cada 70 testes de segurança a que foram submetidos, de acordo com documentos internos da empresa. 

Tradução de PAULO MIGLIACCI

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