Polônia prende executivo da Huawei por acusações de espionagem

Serviços de segurança realizaram buscas em escritórios da Huawei e da empresa Orange Polska

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Varsóvia | Reuters

A Polônia prendeu um funcionário chinês da companhia Huawei e um especialista em negócios cibernéticos polonês, informou a mídia polonesa nesta sexta-feira (11), agravando a controvérsia sobre críticas ocidentais à fabricante chinesa de equipamentos de telecomunicações.

Logo da Huawei em frente a um escritório da marca em Varsóvia, na Polônia; depois de importante executiva, outro funcionário chinês é detido
Logo da Huawei em frente a um escritório da marca em Varsóvia, na Polônia; depois de importante executiva, outro funcionário chinês é detido - Kacper Pempel/Reuters

De acordo com a emissora pública polonesa TVP, os serviços de segurança realizaram buscas em escritórios da Huawei e da empresa de telecomunicação polonesa Orange Polska.

Em dezembro, autoridades canadenses prenderam Meng Wanzhou, uma importante executiva da Huawei, a pedido de autoridades dos Estados Unidos. A detenção foi parte de uma investigação sobre supostas violações de sanções comerciais norte-americanas.

Autoridades de inteligência dos EUA alegam que a Huawei é ligada ao governo chinês e que seus equipamentos podem conter “portas clandestinas” para o uso de espiões do governo. Nenhuma evidência foi divulgada publicamente e a companhia tem repetidamente negado as acusações.

“O cidadão chinês é um empresário trabalhando em uma grande companhia de eletrônicos... o polonês é uma pessoa conhecida em círculos associados com o negócio cibernético”, disse Maciej Wasik, vice-chefe dos serviços especiais da Polônia, segundo a agência estatal de notícias PAP.

Os dois permanecerão presos por três meses, disse a agência, citando o porta-voz do chefe dos serviços especiais poloneses.

A TVP disse que o cidadão polonês é ex-agente de uma agência interna de segurança. A agência não respondeu de imediato a pedidos da Reuters por comentário.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.