Descrição de chapéu Mobile World Congress

Leilão do 5G deve ser feito até março de 2020, diz presidente da Anatel

Leonardo Morais afirmou que processo não deve ser arrecadatório

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Barcelona

O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Leonardo Morais, afirmou nesta quarta-feira (27) que o leilão da frequência 5G no Brasil deve ser feito até março de 2020.

“O edital deve ser lançado neste ano e a realização efetiva deve acontecer no primeiro trimestre do ano que vem”, afirmou.

Segundo Morais, quatro faixas serão colocadas à venda. Duas delas na faixa dos 3,5 GHz, as mais apropriadas para o 5G.

Duas pessoas sentadas em frente a placar com escrito 5G
Presidente da Anatel disse que leilão do 5G não será arrecadatório - Josep Lago/AFP

O presidente da Anatel disse também que esse não será um leilão arrecadatório. “Não trabalho com essa possibilidade. O [valor] que se gera com impostos depois é muito maior do que com aquele momento do leilão.”

Morais fez a ressalva de que isso não significa que pretendem doar espectros.

Nesta semana, Morais participa do Mobile World Congress (MWC), principal evento de tecnologia móvel do mundo, em Barcelona. Com a declaração sobre o leilão não ser arrecadatório, ele vai ao encontro do que pedem as teles na feira.

Logo na abertura do MWC, o presidente da Telefónica, dona da Vivo no Brasil, criticou a abordagem de governos em relação à regulação de redes telefônicas para a adoção do 5G. “Os governos estão usando o 5G para ganhar dinheiro a curto prazo em vez de impulsionar a transformação digital que a sociedade e a economia exigem”, afirmou.

As empresas de telecomunicação têm no horizonte a possibilidade de estreitamento do faturamento nos próximos anos. A executiva-chefe da singapuriana Singtel, Chua Sock Koong, expressou a preocupação do setor com uma expectativa de diminuição do crescimento das teles de 5% ao ano para 1% em 2025.

A expectativa é que o 5G comece a chegar ao Brasil em 2021. A adoção em massa, no entanto, deve ser lenta devido a desafios técnicos --assim como no resto do mundo. Previsão da GSMA aponta uma adoção que começa a ser relevante em 2023.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.