Descrição de chapéu Mobile World Congress

Microsoft quer criar um mundo de hologramas

Plataforma permite que objetos virtuais sejam inseridos em pontos fixos do mundo real

S√£o Paulo

O objeto est√° ali, mas n√£o est√°.

√Č esse o servi√ßo apresentado pela Microsoft neste domingo (24), em Barcelona: a cria√ß√£o de uma plataforma que permite que objetos virtuais colocados no mundo real em um sistema realidade aumentada sejam compartilhados por dispositivos diferentes.

Conforme descreveu o engenheiro da Microsoft Alex Kipman, a ideia é criar um mundo de hologramas.

O meio-campo seria feito por meio do Azure Spatial Anchors, um sistema na nuvem. Na pr√°tica, ele mapeia a posi√ß√£o de um objeto virtual em algum ponto fixo do mundo real. Outras pessoas com um dispositivo conectado poderiam ver esse mesmo objeto, inserido na imagem de c√Ęmeras, como se ele realmente estivesse l√°.

Uma pr√©via da tecnologia j√° est√° dispon√≠vel para o p√ļblico.

Funcionários vêem monitores de equipamentos em fábricas por meio de realidade mista; tecnologia permite que a mesma tela seja vista em diferentes dispositivos no mesmo lugar
Funcionários vêem monitores de equipamentos em fábricas por meio de realidade mista; tecnologia permite que a mesma tela seja vista em diferentes dispositivos no mesmo lugar - Microsoft/Reprodução

‚ÄčKipman demonstrou a ideia no palco. Ele colocou posicionou um modelo 3D de um motor, virtual, √† sua frente usando o HoloLens 2 que podia ser visto por uma convidada, do outro lado do palco, por meio da c√Ęmera de um iPad.

Com isso, outras pessoas conectadas poderiam ver o objeto por meio de suas c√Ęmeras ‚ÄĒseja ela num outro HoloLens, num dispositivo Android ou iOS (iPhone e iPad)‚ÄĒ onde foi colocado originalmente.

No meio industrial, por exemplo, essa tecnologia pode ser usada para inserir um monitor virtual de uma m√°quina ao lado do dispositivo real, segundo a empresa. Ou seja, ao apontar a c√Ęmera para um equipamento, um funcion√°rio poderia ver informa√ß√Ķes sobre seu funcionamento.

Neste domingo, a Microsoft anunciou tamb√©m uma nova vers√£o de seus √≥culos de realidade mista, o HoloLens, e uma c√Ęmera inteligente, que usa intelig√™ncia artificial para analisar o que acontece nas imagens capturadas.

A realidade mista é a tecnologia que permite a visualização de objetos virtuais como se estivessem inseridos no mundo real por meio de lentes especiais. A inteligência artificial se refere ao uso de mecanismos ou programas de computador para tentar imitar a inteligência humana.

Tópicos relacionados

Coment√°rios

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.