Eric Schmidt , ex-presidente do Google, deixa conselho de administração da empresa

Executivo trouxe experiência para fundadores da companhia em seus primeiros anos no mercado

São Paulo

Eric Schmidt, que foi o presidente-executivo do Google entre 2001 e 2011, deixará o conselho de administração da Alphabet (controladora da empresa) em junho deste ano.

O executivo, que participava do conselho há 18 anos, se notabilizou ao trazer experiência em negócios para a companhia fundada em 1998 pelos então jovens Larry Page e Sergey Brin em seus primeiros anos de mercado, no que eles chamavam de supervisão de adultos.

Teve papel de destaque nos primeiros anos do Google e em sua abertura de capital, em 2004, e liderando movimentos importantes como a compra do YouTube, em 2006.

Ele também ocupou o posto de presidente do conselho de administração da companhia entre 2011 e 2018.

Em sua conta no Twitter, Schmidt afirmou estar abrindo espaço para as próximas gerações e que seguirá atuando como um consultor técnico e coach para a Alphabet.

Eric Schmidt durante evento sobre tecnologia em Paris: 573 - BERTRAND GUAY -15.jun.2017/AFP

O conselho de administração do Google vem sofrendo pressão desde que o The New York Times informou, no final de 2018,  que executivos da empresa que foram acusados de assédio sexual foram afastados recebendo compensações milionárias.

Como consequência, o conselho foi alvo de uma ação judicial movida por acionistas da empresa por supostamente ter acobertado os casos e que envolve Larry Page, Sergey Brin, eEric Schmidt.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.