Descrição de chapéu The Wall Street Journal

Google divulga fortes ganhos enquanto ameaças crescem

A Alphabet, matriz da gigante das buscas, registra aumento de 19% na receita trimestral

Rob Copeland
San Francisco | The Wall Street Journal

​A controladora da Google se recuperou de um raro tropeço, divulgando fortes lucros enquanto uma iminente investigação antitruste ameaça estrangular a torneira de publicidade online da gigante das buscas na internet.

A Alphabet Inc. (GOOG -0,50%) registrou receita de US$ 38,9 bilhões, um aumento de 19% em relação ao mesmo período do ano passado. Embora seja um crescimento mais lento que o habitual para a locomotiva tecnológica, supera os prognósticos pessimistas de analistas decorrentes da perda de receitas da companhia no trimestre anterior.

A ação da Alphabet teve o pior desempenho neste ano entre as grandes empresas de tecnologia, mas se recuperou após o pregão de quinta-feira (25), com alta de 8%.

Os resultados destacam a resiliência da Google nas pesquisas de internet tradicionais, onde seu domínio permanece quase absoluto. De vez em quando, a franquia pareceu necessária à Google, enquanto as incursões em áreas terciárias decepcionam.

Os analistas preveem que a Google continuará incluindo cada vez mais anúncios em áreas como Mapas e YouTube, para manter o crescimento da receita, e os resultados de quinta-feira demonstram que esses esforços recompensaram.

A Alphabet faturou US$ 63 bilhões nos últimos três anos corridos, proporcionando muitas recompensas para as desventuras menos lucrativas da empresa.

Aos 21 anos de idade, a Google não é mais uma novidade em tecnologia, e neste ano uma série de desafios ameaça prejudicar a empresa. O crescimento da publicidade está desacelerando em longo prazo, limitado pela concorrência crescente e pelas alterações dispendiosas em unidades importantes, como o YouTube.

Enquanto isso, esforços em áreas não comprovadas como computação em nuvem e hardware sangram recursos, e promotores públicos dos Estados Unidos deram início nesta semana a uma ampla análise para saber se gigantes da tecnologia como a Google estão abusando de seu predomínio.

Os lucros continuam sendo uma tendência do forte desempenho financeiro das empresas de tecnologia mais conhecidas do Vale do Silício, à medida que o escrutínio da indústria se intensifica. As gigantes de redes sociais Facebook Inc. e Snap Inc. registraram fortes lucros nesta semana, impulsionadas pelo aumento do número de novos usuários.

Tradução de Luiz Roberto Mendes Gonçalves 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.