Descrição de chapéu Financial Times

Dona do Google amplia receita com publicidade, mas custos impactam lucro

Alphabet registrou lucro de US$ 7,07 bi (R$ 25,13 bi), abaixo do que esperavam os analistas

Financial Times e AFP

Os neg√≥cios de publicidade do Google tiveram mais um bom desempenho no terceiro trimestre, aumentando a receita l√≠quida da Alphabet em 20%, acima das previs√Ķes do mercado.

No entanto, os lucros caíram muito, pois a empresa registrou outro salto nos custos diretos, de 23%, diminuindo a margem de lucro bruto.

Os custos gerais e administrativos tamb√©m aumentaram, subindo quase 50%, para US$ 2,6 bilh√Ķes (R$ 10,3 bilh√Ķes).

O volume de negócios da empresa, por outro lado, cresceu 20%.

A Alphabet registrou lucro de US$ 7,07 bilh√Ķes (R$ 25,13 bilh√Ķes) no per√≠odo, um resultado 23% inferior ao registrado no terceiro trimestre de 2018 e abaixo do que esperavam os analistas.

Os investidores ficaram cautelosos com os recentes aumentos de custos, e as a√ß√Ķes da Alphabet ca√≠ram 1% nas negocia√ß√Ķes ap√≥s o fechamento do preg√£o.

Uma multa na Fran√ßa reduziu o lucro da empresa em US$ 549 milh√Ķes (2,18 bilh√Ķes), segundo a diretora financeira, Ruth Porat, afirmou √† CNBC.

Em setembro, o Google fechou acordo para pagar ‚ā¨ 1 bilh√£o (R$ 4,4 bilh√Ķes) para encerrar todas as pend√™ncias fiscais com autoridades francesas.

Como parte do acordo, aceitou pagar a multa e outros ‚ā¨ 465 milh√Ķes (R$ 2 bilh√Ķes) para quitar a d√≠vida em impostos no pa√≠s.

A Alphabet havia alertado no in√≠cio do ano sobre novos grandes aumentos de pessoal, em parte em consequ√™ncia de aquisi√ß√Ķes. A empresa adicionou 6.450 funcion√°rios no trimestre, elevando o total de contrata√ß√Ķes nos √ļltimos 12 meses para quase 20 mil e seu n√ļmero total de funcion√°rios para mais de 114 mil.

Apesar da perda de ganhos, o crescimento da receita correspondeu às esperanças da maioria dos analistas de um trimestre forte, com base em vários novos formatos de publicidade adotados no trimestre.
 

Tópicos relacionados

Coment√°rios

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.