Descrição de chapéu Financial Times

Apple, Amazon e Google formam aliança para aparelhos domésticos inteligentes

Empresas querem acelerar produtos inteligentes e garantir segurança e compatibilidade aos usuários

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Patrick McGee
San Francisco | Financial Times

Apple, Amazon, Google e outras empresas fecharam um acordo para trabalharem juntas no desenvolvimento de um padrão aberto para aparelhos inteligentes de uso doméstico, em uma aliança concebida para acelerar o desenvolvimento de produtos inteligentes e ao mesmo tempo garantir que sejam seguros e compatíveis uns com os outros.

Os gigantes da tecnologia estão trabalhando com a Zigbee Alliance, uma fundação que promove padrões abertos e foi criada em 2002, com a participação de executivos de dezenas de empresas de grande porte, como Samsung, Ikea, Comcast, Texas Intruments e Schneider Electric. O nome Zigbee é uma alusão à dança que as abelhas usam para compartilhar informações.

0
Echo Show 5, assistente da Amazon com tela; produto está na pré-venda - Danilo Verpa/Folhapress

As empresas anunciaram a aliança, chamada Project Connected Home over IP, em um comunicado conjunto divulgado na manhã de quarta-feira (18) na Califórnia.

“O projeto é construído em torno de uma crença compartilhada em que os aparelhos para casas inteligentes devem ser seguros, confiáveis e fáceis de usar”, afirmaram as companhias.

Uma abordagem de fonte aberta e comum a todas elas deve “acelerar o desenvolvimento” de um protocolo para casas inteligentes —um conjunto de regras que governem um formato—, capaz de “criar com mais rapidez benefícios para os fabricantes e os consumidores”, as companhias afirmaram.

Na prática, o projeto significa que os aparelhos inteligentes que operam com a assistente digital Alexa, da Amazon, poderão se comunicar melhor com os aparelhos do sistema Google Home ou com os aparelhos que usem a assistente virtual Siri, da Apple, disseram as companhias.

A aliança admitirá outros fabricantes de produtos, fornecedores de silício e novos desenvolvedores interessados em contribuir.
 

Tradução de Paulo Migliacci

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.