Adolescente nos EUA é acusado de hackear perfis de famosos no Twitter

Outros dois jovens também foram indiciados no caso; contas de famosos como Barack Obama e Bill Gates foram invadidas há duas semanas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Miami | AFP

Um americano de 17 anos foi denunciado nesta sexta-feira (31) por 30 acusações de prática de hackeamento no Twitter, que resultou na aquisição fraudulenta de Us$ 100.000 em bitcoins, informou a procuradoria da Flórida.

O jovem "foi o autor do recente ataque ao Twitter", informou o gabinete do procurador estadual em comunicado.

O rapaz, que a agência de notícias AFP prefere não identificar, foi preso na manhã desta sexta em Tampa, na costa oeste da Flórida, onde reside. Ele dirigiu o ataque cibernético perpetrado em 15 de julho nos perfis no Twitter de famosos.

Outros dois jovens também foram indiciados pelo esquema pela procuradoria federal da Califórnia: Mason Sheppard, 19 anos, e morador do Reino Unido; e Nima Fazeli, 22, de Orlando, também na Flórida.

Logo do aplicativo Twitter - AFP

No ataque de 15 de julho, hackers invadiram as contas de personalidades como Bill Gates e o ex-presidente Barack Obama, escreveram mensagens em seu nome e convenceram as pessoas a enviá-las criptomoedas.

Os cibercriminosos conseguiram arrecadar mais de US$ 100 mil em bitcoins em um único dia.

O ataque "foi projetado para roubar dinheiro de americanos em todo o país, inclusive aqui na Flórida. Essa fraude maciça foi orquestrada bem aqui em nosso quintal, e não vamos aceitar isso", disse o procurador estatal Andrew Warren em comunicado.

"Existe uma falsa percepção na comunidade de 'hackers' criminosos de que ataques como o Twitter podem ser realizados de forma anônima e sem consequências", escreveu o advogado dos EUA David Anderson, na Califórnia.

Phishing telefônico

Os hackers que acessaram dezenas de contas de alto perfil no Twitter conseguiram entrar no sistema através de um ataque no qual levaram alguns funcionários a entregar suas credenciais, informou a empresa.

O Twitter disse nesta semana que o incidente de 15 de julho decorreu de um ataque de "phishing por telefone" que confundiu os funcionários sobre a origem das mensagens.

Exemplos de "phishing" são emails ou telefonemas que as pessoas recebem onde são solicitadas informações pessoais para uso fraudulento subsequente.

"O ataque consistiu de uma tentativa importante e orquestrada de enganar certos funcionários e explorar vulnerabilidades humanas para acessar nossos sistemas internos", informou a rede social.

Entre as contas pirateadas estão as do candidato presidencial democrata Joe Biden; do ex-presidente Barack Obama; do fundador da Amazon, Jeff Bezos; do diretor da fabricante de carros elétricos Tesla, Elon Musk; e de Bill Gates, fundador da gigante de informática Microsoft.

As contas oficiais da Apple, da Uber e do cantor Kanye West também foram hackeadas.

O ataque cibernético afetou pelo menos 130 perfis do Twitter, com tuítes postados pelos fraudadores.

O Twitter detalhou que os hackers conseguiram enviar tuítes fraudulentos de 45 contas e acessar as mensagens privadas de 36 deles.

Esse incidente renovou as preocupações com a segurança da plataforma, cada vez mais usada como um meio de discutir políticas e relatar assuntos públicos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.