União Europeia planeja padronizar entrada USB de celulares e tablets

Comissão diz não ter como objetivo atingir a Apple, que afirma estar preocupada com a proposta

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Foo Yun Chee
Bruxelas | Reuters

A União Europeia pretende impor um padrão para portas de carregamento de bateria de dispositivos móveis como celulares e tablets, segundo uma proposta apresentada pela Comissão Europeia nesta quinta-feira (23).

A proposta está sendo elaborada há mais de dez anos e o órgão executivo da UE cita benefícios ambientais e economia de € ​250 milhões (R$ 1,5 bilhão) por ano para os usuários.

Sob a proposta, o conector USB-C vai se tornar porta padrão para todos os smartphones, tablets, câmeras, fones de ouvido, alto-falantes portáveis e consoles portáteis de videogames. Os carregadores poderão ser vendidos separadamente dos dispositivos.

Cliente testa smartphone - Tatyana Makeyeva - 29.set.2018/Reuters

A Comissão disse que não agiu para atingir a Apple e que apenas está fazendo isso porque as empresas não concordaram com um padrão comum apesar de uma década de discussões.

A Apple reclamou da proposta. "Continuamos preocupados que a estrita regulação exigindo apenas um tipo de conector prejudica a inovação em vez de encorajá-la, o que, por sua vez, prejudicará consumidores na Europa e ao redor do mundo", afirmou a empresa, que decidiu recentemente remover carregadores de seus aparelhos.

A empresa também se queixou do prazo de transição de 24 meses para as empresas cumprirem a legislação assim que ela for adotada.

O comissário para assuntos de indústria da Comissão Europeia, Thierry Breton, citou a variedade atual de diferentes tipos de cabos para carregamento de dispositivos. "Meu trabalho é acabar com este mar de cobras sempre que possível", brincou ele durante entrevista a jornalistas.

Breton também minimizou as queixas da Apple. "Conheço estas empresas há anos. Toda a vez que avançamos com uma proposta elas começam a dizer 'ah! vai ser contra a inovação'. Não, isso não é contra a inovação, não é contra ninguém. Como tudo o que a Comissão faz, isto é pelos consumidores", afirmou ele.

Metade dos carregadores vendidos com celulares em 2018 eram compatíveis com portas USB micro-B, 29% com USB-C e 21% com o conector Lightning, da Apple, segundo dados da Comissão.

A proposta precisa ser aprovada pelos países membros e parlamentares da UE.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.