Apple diz que regulação na Europa expõe usuário a crimes

União Europeia tenta forçar venda de aplicativos fora da App Store

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Foo Yun Chee
Bruxelas | Reuters

A Apple elevou nesta quarta-feira (13) as críticas contra uma proposta de regulação da União Europeia que força a empresa a permitir que os usuários instalem software de fora da App Store. A empresa afirma que isso expõe os usuários de seus aparelhos a riscos de crimes digitais.

Logo da Apple na entrada de uma loja da empresa em Washington, nos Estados Unidos - Nicholas Kamm - 14.set.2021/AFP

A companhia tem sido uma crítica ferrenha da proposta da comissária de defesa da competição Margrethe Vestager, anunciada no ano passado para conter o poder da empresa e de outras gigantes norte-americanas como Amazon, Facebook e Alphabet.

Como resposta, a Apple publicou uma análise sobre ameaças que podem surgir como consequência do destravamento do ecossistema de aplicativos criado por ela em torno da App Store.

"Se a Apple for forçada a aceitar o chamado 'sideloading', mais aplicativos danosos chegarão aos usuários porque ficará mais simples para criminosos defini-los como alvos", afirma o levantamento da companhia.

O estudo da Apple cita números da fornecedora de serviços de segurança digital Kaspersky Lab, que mostram que quase 6 milhões de ataques por mês afetam dispositivos Android, sistema operacional da Alphabet.

A proposta de Vestager precisa ser aprovada por parlamentares e países da UE antes de entrar em vigor, algo previsto para, provavelmente, 2023.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.