Descrição de chapéu Rússia transporte público

Moscou estreia pagamento de metrô com identificação facial

'Face Pay', lançado na sexta (15), é voluntário; outros métodos continuam em uso

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Gabrielle Tétrault-Farber
Moscou | Reuters

A rede de metrô de Moscou lançou na sexta-feira (15) um sistema de pagamento de passagens usando tecnologia de reconhecimento facial em mais de 240 estações, uma iniciativa que as autoridades disseram ser a primeira do tipo no mundo.

Moscou, com 12,7 milhões de habitantes, tem um dos maiores sistemas de videovigilância do mundo. O reconhecimento facial já havia sido usado para impor quarentenas durante a pandemia e os manifestantes presentes em comícios políticos disseram que a polícia o usou para fazer prisões e detenções preventivas.

"Moscou é a primeira cidade no mundo onde esse sistema opera em tal escala", disse Maxim Liksutov, chefe do departamento de transportes da capital russa, em comunicado.

Tecnologia russa de reconhecimento facial utilizada para conter o avanço da pandemia em Moscou - Kirill Kudryavtsev - 24.mar.2020/AFP

Liksutov disse que o uso do "Face Pay" é voluntário e que outros métodos de pagamento continuam em uso.

Para usar o sistema, os passageiros devem enviar sua foto e vinculá-la aos cartões de transporte e banco no aplicativo do Metrô de Moscou. Para usar o metrô, os passageiros registrados no "Face Pay" devem olhar para uma câmera instalada na catraca.

O departamento de transporte da cidade disse que os dados dos passageiros seriam criptografados com segurança. Grupos de direitos digitais, no entanto, dizem que o sistema pode minar a privacidade e os direitos humanos.

Roskomsvoboda, um grupo dedicado a proteger os direitos digitais e a liberdade de informação, alertou que o Face Pay pode ser usado para fins de vigilância.

A prefeitura de Moscou implementou um sistema de reconhecimento facial no metrô para detectar criminosos procurados em 2018, quando a Rússia sediou a Copa do Mundo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.