Descrição de chapéu Rússia tecnologia internet

Demanda por VPNs na Rússia dispara após bloqueio à Meta

Busca por redes privadas cresceu 2.088% acima da demanda média diária em meados de fevereiro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Londres | Reuters

A demanda de internautas por ferramentas para contornar as restrições russas disparou após o país bloquear o acesso às principais redes sociais da Meta, Facebook e Instagram, mostraram dados de uma empresa de monitoramento.

O acesso ao Instagram na Rússia foi cortado a partir desta segunda-feira (14) em resposta à decisão de Meta na semana passada de permitir que usuários de mídia social na Ucrânia postassem mensagens como "Morte aos invasores russos".

Na véspera da proibição do Instagram, a demanda por Redes Privadas Virtuais (VPNs) que criptografam dados e ocultam onde um usuário está localizado aumentou 2.088% acima da demanda média diária em meados de fevereiro, mostraram dados da empresa de monitoramento Top10VPN.

Cabo de internet quebrado em frente a logo da Meta - Dado Ruvic - 11.mar.2022/Reuters

A Rússia foi alvo de sanções ocidentais sem precedentes por suas ações na Ucrânia e luta para controlar o fluxo de informações, sufocando empresas estrangeiras de mídia social com lentidão de tráfego e, no caso do Facebook e Instagram, proibições definitivas.

A demanda por VPNs já vinha aumentando na região, pois sites russos e ucranianos foram vítimas de ataques cibernéticos.

A Rússia baniu várias VPNs no ano passado, sem conseguir bloqueá-las completamente, como parte de uma campanha mais ampla que críticos consideram um sufocamento da liberdade na internet.

A análise de dados do Top10VPN de mais de 6.000 entradas no registro central de sites bloqueados da Rússia descobriu que 203 sites de notícias e 97 sites de câmbio e criptomoedas estão atualmente bloqueados na Rússia.

O regulador estatal de comunicações Roskomnadzor disse nesta segunda-feira que o número de ataques cibernéticos contra os sistemas e infraestrutura de TI do governo russo aumentou acentuadamente desde 24 de fevereiro.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.