Descrição de chapéu internet tecnologia

Morre o pesquisador Tadao Takahashi, pioneiro da internet no Brasil

Cientista fundou a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), responsável por desenvolver o que viria a ser a web brasileira

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Morreu nesta quarta-feira (6), aos 71 anos, o pesquisador Eduardo Tadao Takahashi, considerado um dos pioneiros da internet no Brasil e fundador da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

A morte foi devido a complicações cardíacas. O velório ocorre nesta sexta (8), entre as 9h e 11h, no Cemitério Parque Nossa Senhora Conceição, em Campinas (SP), onde o cientista vivia.

Takahashi graduou-se em Ciência da Computação pela Unicamp, em Comunicação Social pela PUC (Pontifícia Universidade Católica) de Campinas e em informática pelo Instituto de Tecnologia de Tóquio, no Japão.

Tadao Takahashi na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT), que promoveu audiência interativa para tratar a fuga de capital humano do Brasil - Geraldo Magela - 25.out.2017/Agência Senado

Como primeiro dirigente da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), entre 1989 e 1996, Takahashi foi fundamental no processo da implementação da internet no Brasil.

"Tadao foi o idealizador do então projeto de pesquisa do CNPq que uniu governo, academia e empresas na construção da internet no Brasil. Esse enorme desafio foi liderado por ele com energia e muito sucesso, graças a sua grande capacidade de planejamento estratégico, articulação institucional, criatividade, perseverança e inteligência", diz nota da diretoria da RNP, organização vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

Outras instituições ligadas à internet também homenagearam o pesquisador, como o CGI.br (Comitê Gestor da Internet no Brasil), do qual foi conselheiro entre 1995 e 2003, e a Internet Society (Isoc).

"Takahashi iniciou uma das primeiras redes acadêmicas no Brasil, e foi uma força motriz no esforço de coordenação com outras redes acadêmicas nacionais para estabelecer uma espinha dorsal que viria a se tornar a fundação da internet brasileira", afirmou a Isoc, em nota.

Tadao Takahashi também foi o segundo brasileiro a integrar o Hall da Fama da Internet, da Internet Society, em 2017. O primeiro foi o diretor-presidente do NIC.br, Demi Getshcko, em 2014.

Em 2020, o pesquisador foi homenageado pelo CGI.br com o prêmio "Destaques em Governança da Internet no Brasil", por suas contribuições para o desenvolvimento da web no país.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.