Descrição de chapéu tecnologia 5g internet

Anatel adia ativação do 5G puro em 60 dias por falta de equipamentos

Prazo original para ativação da faixa de 3,5 GHz era 30 de junho

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O conselho da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) aprovou nesta quinta-feira (2) o adiamento em 60 dias da liberação da faixa de 3,5 GHz do 5G nas capitais estaduais. A frequência é considerada a "puro sangue", oferecendo as maiores velocidades de conexão.

O prazo para a ativação dessa faixa era 30 de junho. As operadoras, por sua vez, deveriam cumprir as primeiras obrigações até 31 de julho —entre elas, a ativação de antenas na proporção de 1 para cada 100 mil habitantes nas 26 capitais e no Distrito Federal.

Com o prazo adicional, essas datas passam a ser 29 de agosto e 29 de setembro deste ano, podendo ser antecipadas conforme avaliação da EAF (Entidade Administradora da Faixa).

Foto do Leilão do 5G, realizado em novembro de 2021 - Evaristo Sá/AFP

A motivação para o atraso foi a impossibilidade de entrega de equipamentos pela indústria. Segundo a EAF, o lockdown na China, a escassez de semicondutores e os gargalos nas cadeias de comércio afetaram a implementação do projeto.

A China é o principal fornecedor de equipamentos para a rede 5G e a Huawei, seu maior fabricante. Ela mantém contratos com as maiores operadoras no Brasil para fornecimento de insumos. Hoje, a faixa entre 3.300 MHz e 3.700 MHz passa por uma limpeza para evitar interferências com sinais de TV aberta.

O grupo que acompanha a implantação do novo serviço encaminhou o pedido de adiamento ao conselho diretor da Anatel em maio. A possibilidade já estava prevista no edital do leilão, realizado em 2021.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.