Descrição de chapéu tecnologia

Nova empresa de satélites da Sony terá lasers espaciais

Sony Space Communications foi criada nesta quarta-feira (1)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Joey Roulette
Washington | Reuters

A Sony criou uma nova companhia vai que fabricar e fornecer aparelhos que permitem que pequenos satélites em órbita se comuniquem entre si por meio de lasers.

A Sony Space Communications, criada na quarta-feira (1), vai aproveitar a tecnologia de laser para evitar gargalos em frequências de rádio. Os aparelhos vão funcionar entre satélites e a comunicação deles com estações em terra.

A companhia não informou quando espera ter o primeiro aparelho comercial em operação no espaço, se já existem clientes aguardando ou o tamanho do investimento na tecnologia até agora.

Sede da Sony, em Tóquio - Philip Fong - 9.mai.2022/AFP

Há quase 12 mil satélites em órbita da Terra, número que deve crescer nos próximos anos, uma vez que companhias de foguetes espaciais estão conseguindo reduzir o custo de lançamentos para o espaço e que empresas como Amazon e SpaceX estão montando vastas redes de satélites de órbita baixa para oferta de serviços de internet ao redor do globo.

"A quantidade de dados usados em órbita está aumentando a cada ano, mas as frequências de rádio disponíveis são limitadas", afirmou o presidente da nova empresa, Kyohei Iwamoto, em comunicado.

A SpaceX já produz seus próprios dispositivos de comunicação via laser e lançou os primeiros para sua rede de satélites Starlink no final do ano passado.

A Sony afirmou que um de seus primeiros testes bem sucedidos com a tecnologia ocorreu em 2020, quando a empresa transmitiu dados de imagens em alta definição por laser a partir da Estação Espacial Internacional para uma instalação em terra no Japão.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.