Em 2021, o percentual de usuários de internet pagando por plataformas de vídeo foi de 43% e de 19% para áudio. As classes A e B registram maiores taxas de pagantes, 71% para filmes e séries e 41% para ouvir música.
Os dados são do Painel TIC Covid-19, feito pelo Cetic.br (Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação), que monitora o comportamento na internet.
"O principal consumidor deste tipo de serviço é jovem e com maior instrução", afirma Catarina Segatto, analista de informações do Cetic.br. Ela afirma ver possibilidade de crescimento no setor, e um dos motivos é o aumento na oferta de conteúdo.
O maior número de plataformas, por sua vez, leva a mais competitividade, afirma Márcio Rodrigo Ribeiro, professor de cinema e audiovisual da ESPM.
É um desafio para as empresas, que precisam manter contas em dia em um cenário de alta na inflação, afirma.
Streaming de filmes e séries: Netflix
Empresa estuda uso de publicidade para baratear planos
Em abril, a Netflix anunciou uma queda de 200 mil assinantes no primeiro trimestre de 2022, o primeiro recuo registrado no indicador em uma década.
Com a queda, a empresa não atingiu a meta de 2,5 milhões de usuários estabelecida para o período.
O cenário de instabilidade levou a empresa a falar pela primeira vez em incluir anúncios publicitários em sua plataforma, como parte de planos mais baratos, que devem ser anunciados no último trimestre deste ano.
Lembrada por 62% dos entrevistados na pesquisa O Melhor da Internet 2022, do Datafolha, a Netflix foi eleita como melhor streaming para assistir filmes e séries.
"Para conquistar o consumidor as plataformas se popularizaram com planos a preços baixos e assinaturas para compartilhar. Agora precisam de medidas impopulares, como redimensionar preços para equilibrar as contas", afirma Márcio Rodrigo Ribeiro, da ESPM.
Em 2021, o investimento em publicidade feito pelas principais plataformas de vídeo aumentou 243%, na comparação com 2019, segundo a pesquisa Inside Video 2022, do Kantar Ibope.
O levantamento também mostra aumento no número de televisores conectados à internet, que passou de 49%, em 2020, para 57%, em 2021. No entanto, a maior parcela do consumo de vídeo ainda vem pelas emissoras lineares, 79%, enquanto as plataformas digitais somam 21%.
Ribeiro, da ESPM, explica que apesar da popularidade dos lançamentos de séries e filmes, o consumidor brasileiro ainda é muito ligado às emissoras de televisão, o que se deve, também, à desigualdade da distribuição de acesso de banda larga de boa qualidade no país.
Netflix
62% das menções
Fundação
1997, no Brasil desde 2011
Sede
Los Gatos (CA), EUA
Usuários
222 milhões assinaturas em todo mundo
Canais Digitais
site, aplicativo e redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram e TikTok)
Temos o privilégio de trazer histórias amadas do mundo inteiro. Agradecemos o reconhecimento e esperamos continuar sendo o melhor destino de entretenimento para os brasileiros
Streaming de música: Spotify
Plataforma aposta no crescimento de podcasts e audiolivros
O Spotify anunciou neste mês que espera atingir receita de US$ 100 bilhões (R$ 521 bi) nos próximos 10 anos, com alta margem de retorno para expansão em podcasts e audiolivros.
A plataforma foi eleita como melhor streaming para ouvir música por 29% dos entrevistados na pesquisa Datafolha.
O consumo de podcasts tem crescido na audiência nacional segundo pesquisa do IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau), associação que reúne empresas de publicidade digital.
Em 2021, 35% dos brasileiros com acesso à internet escutaram podcasts três ou mais vezes por semana.
Entre as principais motivações para acompanhar o conteúdo, estão aprofundar assuntos de interesse (53%), obter conhecimento (48%) e acompanhar notícias (40%).
Em 2021, 89% dos usuários de internet no Brasil afirmam ter ouvido música em serviços online e 62% acompanharam transmissões de áudio ou vídeo em tempo real, segundo dados do Painel TIC Covid-19, realizado pelo Cetic.br.
"Ouvir músicas online é um dos comportamentos que abrangem maior percentual de usuários da internet. Mas o perfil de quem paga pelo conteúdo e utiliza plataformas de streaming reflete desigualdades do país", afirma Catarina Segatto, do Cetic.br.
Para Roberta Pate, líder de operações do Spotify na América Latina, é determinante para a marca ser uma plataforma gratuita [com anúncios], em que ouvintes têm acesso "a músicas de todo o mundo e a mais de 4 milhões de podcasts".
Spotify
29% das menções
Fundação
2008, no Brasil desde 2014
Sede
Estocolmo, Suécia.
Usuários
422 milhões por mês, em todo o mundo
Canais Digitais
Site, aplicativo e redes sociais (Instagram, Twitter e Facebook)
Quando você pergunta aos nossos ouvintes o que eles mais admiram no Spotify, mais de 81% citam nossa personalização. Os ouvintes veem isso como o motivo não apenas para se inscrever no serviço, mas também para ficar
Universidade à distância: Estácio
Expansão do setor se beneficia de tecnologia da informação
O investimento contínuo em análise de dados aumenta o envolvimento do aluno com a universidade à distância, afirma José Aroldo Alves Júnior, vice-presidente de Ensino Digital da Yduqs, holding que gere a Estácio.
A empresa foi eleita, pela pesquisa Datafolha, como melhor universidade de ensino à distância, com 5% das menções. Do total da amostra, 54% dos entrevistados não soube ou não se lembrou de nenhuma instituição online.
"Temos algoritmos funcionando a todo momento, medindo desde dados financeiros até quanto tempo o aluno estuda, para tentar prever quanto tempo ele vai ficar na plataforma", diz.
Hoje a Estácio disponibiliza o mesmo conteúdo em diferentes formatos, áudio, vídeo e texto, para que o aluno possa escolher, diz o gestor. Para ele, o próximo passo é desenvolver ferramentas que possam indicar ao estudante qual a melhor trilha de aprendizagem, de acordo com seu comportamento dentro da plataforma.
O Censo da Educação Superior de 2020, divulgado em 2022 pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) mostrou aumento no interesse pelo EaD na última década, em 2010 o percentual de ingressantes na modalidade era de 17,4% do total, passando para 53,4%, em 2020.
Entre 2019 e 2020 o número de ingressantes no EaD também aumentou, crescendo 26%, já a modalidade presencial teve queda de 13,9%.
"A universidade precisa estimular o comprometimento do aluno e ao olhar para os dados pode ver pontos de melhoria", diz Sólon Caldas, diretor-executivo da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior.
O gestor vê o investimento em análise de dados como uma tendência do setor, para expandir e combater a taxa de evasão no EaD, que é maior do que a registrada em cursos presenciais. "Cada instituição é livre para traçar a melhor estratégia operacional, mas deve sempre estar atenta à Lei Geral de Proteção de Dados.
Estácio
5% das menções
Fundação
1970
Sede
Rio de Janeiro (RJ)
Usuários
500 mil, em maio de 2022
Canais Digitais
site, redes sociais (Instagram, Facebook, LinkedIn e TikTok), além de grupos próprios do Telegram e WhatsApp
São 12 anos oferecendo cursos à distância e aprendendo, sempre voltados para internet, tentando usar a melhor tecnologia disponível
Site de compra e venda de imóveis: OLX
Compra e venda de imóveis tem jornada híbrida
A jornada de quem está em busca de um novo lar é híbrida, seja para compra ou aluguel. Começa uma seleção de imóveis online, cotação de preços, locais e só depois passa para o presencial, com suporte de corretores e empresas, conta Vicente Penter, diretor de Tecnologia da Associação Brasileira do Mercado Imobiliário (ABMI).
A opinião é compartilhada pelo presidente da OLX Brasil, Andries Oudshoorn. Para o executivo, tanto consumidor quanto anunciante buscam agilidade, informação e segurança.
Com 8% das menções, a OLX foi eleita como melhor site para aluguel e venda de imóveis na pesquisa O Melhor da Internet 2022, do Datafolha. A maioria dos entrevistados (71%) não soube responder.
"Nós não queremos ser uma imobiliária, mas ajudamos a conectar os interessados no mercado de imóveis" diz Andries.
Ele conta que a OLX se popularizou com anúncios conectando o consumidor ao comprador, mas têm investido em fortalecer a relação com as imobiliárias.
Desde 2020, a empresa também é dona das plataformas Zap Imóveis e Viva Real. Além disso, presta consultoria e oferece serviços como precificação automatizada pela Data Zap, braço de inteligência de dados da OLX Brasil.
Os imóveis representam a maior fatia de lucro da OLX, seguida por automóveis e bens de consumo, a empresa não divulga o percentual de lucratividade de cada segmento.
Para Penter, da ABMI, a digitalização transformou o mercado de imóveis, inicialmente restrito à localização das empresas, que tinham conhecimento sobre determinada área de cobertura. Com a internet, plataformas de abrangência nacional como Loft e Quinto Andar têm ganhado destaque.
Acompanhar o ritmo de investimento em tecnologia é um dos principais desafios para empresas menores, diz. Nesse cenário, imobiliárias regionais podem se beneficiar de plataformas que reúnem anunciantes, como é o caso da OLX.
Penter firma que, para a ABMI a expectativa do setor é de crescimento nas empresas que apostam em tecnologia.
O investimento em startups da construção civil e do mercado imobiliário movimentou R$ 5,8 bilhões entre maio de 2021 e maio de 2022, segundo dados do 6º Mapa de Construtechs & Proptechs, realizado pela Terracotta, empresa de investimentos em tecnologia de construção civil e mercado imobiliário.
A pesquisa também mostra que, nos últimos seis anos, o número de startups do setor cresceu 282%.
OLX
8% das menções
Fundação
2010 (OLX Brasil)
Sede
Rio de Janeiro (RJ)
Canais Digitais
Site, aplicativo e redes sociais (Facebook, Instagram, YouTube, Twitter, LinkedIn e TikTok)
A OLX conecta as pessoas, seja o proprietário, a imobiliária ou o locatário a encontrar ou anunciar seu imóvel de forma fácil, rápida e gratuita, sem a necessidade de pagar taxas para anunciar ou custos com intermediação
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.