Descrição de chapéu Games tecnologia internet

Torneio com palco inusitado tenta tirar CS:GO da bolha

No último sábado (6), Red Bull Flick serviu de vitrine para jogadores amadores de Counter-Strike

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Esta é a edição da Combo, a newsletter de games da Folha. Quer recebê-la todas as segundas no seu email? Inscreva-se abaixo.

Em meio a luzes coloridas que iluminavam as paredes de um prédio antigo no bairro do Brás, em São Paulo, aconteceu neste sábado (6) a final do torneio de "Counter-Strike: Global Offensive" de dois contra dois, o Red Bull Flick.

Se para muitos o CS (como o jogo é conhecido) remete à experiência de jogar na lan house ou no conforto do seu quarto, o palco do evento foi na direção oposta. Os jogadores ficaram confinados em uma cabine suspensa a mais de 10 metros de altura, entre um carro abandonado e uma kombi colorida.

As equipe começavam a disputa com 100 tickets (ou pontos) e, a cada dez perdidos, desciam um pouco até chegar ao chão, o que significava a derrota da dupla.

A geringonça criava desafios adicionais para as equipes, como o frio da noite paulistana e um eventual medo de altura, mas não para Lucas "lux1-" Meneghini, membro da dupla MajorRIO, que levou o troféu.

"Foi tranquilo, a gente ficava focado no jogo, então eu acabava não reparando muito. O Woodyadr [Adriano Cerato] que sentiu mais porque ele estava de frente para as janelas do prédio, então ele via realmente descer", disse.

Os convidados do evento, dentre eles streamers e jogadores profissionais de lineups da FURIA, também tentavam se adaptar à novidade, dividindo os olhares entre as cabines descendo ao vivo e os headshots nos monitores.

Esse cenário chamativo surge em meio a um crescente investimento de empresas no mundo dos games. O mercado vem crescendo principalmente depois do boom que a pandemia de Covid-19 proporcionou para o setor.

Apesar de o Counter-Strike, lançado em 1999, ser um dos jogos online mais populares do Brasil, ele ainda carece de visibilidade segundo Gaules, um dos streamers mais assistidos do mundo e que acompanhou a disputa.

"[Em eventos como o Red Bull Flick] você vê a fomentação de um jogo, não só do esporte eletrônico, mas do CS, que está aí há décadas, mas que tem ainda uma carência, principalmente pela publisher do jogo não promover ações próprias", diz. As partidas foram transmitidas pelo seu canal da Twitch, que conta com mais de 3 milhões de seguidores, e pela TNT.

A Red Bull Flick acontece no mês em que o CS:GO completa 10 anos. O jogo movimenta outros torneios e prêmios recheados no Brasil e no mundo. Estima-se que existam cerca de 1,3 milhão de jogadores de CS na plataforma de games Steam.

Eventos como esse buscam tirar os jogos eletrônicos de uma bolha. "As ações que as marcas fazem chancelam muito essa questão de que o jogo, o Counter-Strike, é para todo mundo", afirma Gaules. Até o final do ano, a Red Bull ainda promoverá mais dois eventos com games.

O formato da Red Bull Flick era exclusivo:

  • O sorteio foi disputado em um o chaveamento. Nas semifinais, Made in Floripa enfrentou Chosa Heidan, e MajorRIO encarou Maetonalan;
  • As disputas eram em melhor de três partidas, disputadas em mapas futurísticos, exclusivos para a competição;
  • Já a final foi em disputada em melhor de cinco partidas, cada uma em um mapa diferente;

  • As partidas eram rápidas, com duração de 10 a 15 minutos cada uma;
  • O objetivo era controlar pontos de captura a cada período de tempo.

VEJA MAIS: GLOSSÁRIO GAMER

O evento misturou jogadores profissionais, como o Woodyadr, ex-MIBR, e amadores, e serve como um holofote para os não profissionais, que têm a chance de se mostrar no cenário competitivo.

A dupla Made in Floripa, formada por dois entusiastas de CS, chegou como azarão ao torneio e surpreendeu ao vencer os então campeões da Chosa Heidan na semifinal.

Na disputa pelo troféu, a dupla de catarinenses deu trabalho para a MajorRIO. "Foi um jogo muito bom. Nas primeiras duas rodadas jogaram um pouco mal, mas depois parecia que eu estava enfrentando dois Golias, estava difícil", afirmou Woodyadr.

Os campeões garantiram vaga na etapa internacional que acontecerá na Dinamarca.


Play

dica de game, novo ou antigo, para você testar

Raft

(PC)

Perdido em alto mar, você está tentando sobreviver em meio à imensidão azul. Não estou falando do filme "Náufrago", com Tom Hanks, mas de "Raft", um jogo de sobrevivência em que o jogador não tem os recursos de uma ilha, só a sua jangada flutuando pelo mar. Lançado em 2018 para PC, o jogo exige muita paciência e persistência. O jogador precisa plantar sua própria comida e até fugir de tubarões e gaivotas. Ao mesmo tempo, o título pode trazer uma sensação de paz ao estar à deriva. Se você gosta de um desafio e de criar estratégias, vai querer conhecer o game. Dá até para chamar um amigo e jogar junto.

Imagem do jogo "Raft"
Imagem do jogo "Raft" - Divulgação

Update

novidades, lançamentos, negócios e o que mais importa

  • A Tencent planeja ampliar sua participação acionária na Ubisoft, segundo reportagem da Reuters. A empresa chinesa, que já é proprietária de 5% das ações da companhia francesa, teria inclusive entrado em contato com membros da família Guillemot, fundadores da Ubisoft, para tratar do negócio.
  • Uma versão mobile do MMO "World of Warcraft" foi cancelada, segundo reportagem da Bloomberg. O game, que seria uma parceria da americana Blizzard com a chinesa NetEase, estava em desenvolvimento há três anos, mas, segundo a publicação, teve sua produção suspensa devido a desentendimentos financeiros entre as empresas --o que a Activision Blizzard negou.
  • A Crystal Dynamics tirou do ar o episódio de um podcast que vazou o roteiro do novo jogo da série "Tomb Raider" que está sendo desenvolvido pelo estúdio. A empresa abriu um processo de proteção de direitos autorais contra o podcast Sacred Symbols, do jornalista Colyn Moriarty, que decidiu cortar do programa o trecho sobre o roteiro vazado.
  • A Activision Blizzard confirmou em um relatório financeiro que "Call of Duty: Warzone 2" será lançado ainda em 2022. Segundo o documento, o novo battle-royale gratuito da empresa estará integrado a "Mordern Warfare 2", com previsão de lançamento para 28 de outubro.
  • A Microsoft começou a testar uma opção de plano familiar para o Xbox Game Pass. Nele, assinantes do nível Ultimate poderiam convidar mais três pessoas sem assinatura para experimentar os games do serviço. Por enquanto, a novidade está disponível apenas na Colômbia e na Irlanda.

Download

games que serão lançados nos próximos dias e promoções que valem a pena

9.ago

"Two Point Campus": R$ 199,50 (PS 4/5), R$ 199,95 (PC, Xbox One/X/S)

10.ago

"Lost in Play": R$ 37,99 (Switch), preço não divulgado (PC)

11.ago

"Cult of the Lamb": R$ 64,95 (PC, Switch), R$ 92,45 (Xbox One/X/S), R$ 133,90 (PS 4/5)

"Rumbleverse": grátis (PC, Xbox One/X/S, PS 4/5)

12.ago

"Marvel's Spider-Man Remastered": R$ 249,90 (PC)

Promoção da semana


Todos os títulos da CD Projekt RED estão com desconto na loja virtual GOG.com. Entre os títulos em promoção estão a versão completa de "The Witcher 3" (R$ 20, com 80% de desconto) e "Cyberpunk 2077" (R$ 99,99, com 50% de desconto). As ofertas vão até 14 de agosto.


Leitura da semana

o que saiu sobre games na Folha

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.