Descrição de chapéu Inteligência artificial

Elon Musk apresenta novo robô humanoide da Tesla; veja fotos

Optimus será produzido em larga escala e custará menos que um carro, diz o bilionário

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Marcelo Azevedo Hyunjoo Jin
Salvador e San Francisco

O CEO da Tesla, Elon Musk, apresentou o novo robô humanoide da montadora, chamado Optimus, nesta sexta-feira (30), no Dia da Inteligência Artificial da Tesla (AI Day).

A apresentação do Optimus era a mais esperada do AI Day deste ano, realizado em Palo Alto, nos Estados Unidos. Elon Musk chegou a adiar a data do evento para garantir que um protótipo do robô estaria pronto para ser apresentado a investidores e clientes. Em 2021, quando o projeto foi anunciado, a empresa utilizou um ator fantasiado de robô para a apresentação.

O protótipo do Optimus andou no palco e acenou à plateia de investidores e clientes da montadora. Além disso, os executivos mostraram o vídeo do robô carregando caixas, regando plantas e movendo barras de ferro.

"Nosso objetivo é fazer um robô humanoide útil o mais rápido possível. Ainda há muito trabalho a fazer para refinar o Optimus e tornar isso uma realidade", disse Musk.

Optimus, o robô humanoide da Tesla - Reprodução/Tesla no Youtube

O bilionário disse que os robôs humanoides atuais são "sem cérebro", ou seja, não têm inteligência para navegar pelo mundo sozinhos, além de serem caros e produzidos em baixa escala.

O Optimus, no entanto, será um "robô extremamente capaz" produzido em volume muito alto, provavelmente milhões de unidades, e deve custar menos de US$ 20 mil, disse o CEO da Tesla.

A tão esperada revelação de protótipos de robôs também fez parte do que Musk descreveu como um esforço para que a Tesla seja vista como líder em áreas como inteligência artificial, e não apenas uma empresa que fabrica "carros legais".

A montadora fez um teaser da revelação do robô nas mídias sociais com uma imagem de mãos robóticas metálicas fazendo formato de coração, que também foram projetadas no palco.

Inicialmente, o Optimus, uma alusão ao líder dos Autobots na franquia de filmes Transformers, realizará trabalhos repetitivos ou perigosos, incluindo mover peças em torno das fábricas da Tesla ou prender um parafuso em um carro com uma chave inglesa, segundo Musk.

Outras montadoras, incluindo a Toyota Motor e a Honda Motor, desenvolveram protótipos de robôs humanóides capazes de fazer coisas complicadas, como arremessar uma bola de basquete, e os robôs de produção da ABB e outros são um dos pilares da fabricação de automóveis.

Mas a Tesla está sozinha em impulsionar a oportunidade de um mercado de robôs produzidos em massa que também podem ser usados no trabalho de fábrica.

Musk disse esperar que a Tesla alcance a direção autônoma total neste ano e produza em massa um robô-táxi sem volante ou pedal até 2024.

(Com Reuters)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.