Meta avança em projeto de tradutor de voz universal e automático

Primeira etapa de projeto permite tradução do taiwanês, que não possui escrita padronizada

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

San Francisco | AFP

A Meta, dona do Facebook e do Instagram, anunciou, nesta quarta-feira (19), que desenvolveu um sistema de tradução do taiwanês, que não possui escrita padronizada, na primeira etapa do projeto de uma ferramenta de tradução de voz, automática e em tempo real, para todos os idiomas.

"Esta tecnologia permite que aqueles que falam taiwanês conversem com pessoas que falam inglês", disse o grupo californiano em um comunicado à imprensa.

O software não está pronto e nesta etapa só permite traduzir uma frase de cada vez, mas "é um primeiro passo para um futuro onde será possível a tradução simultânea de idiomas", disse a empresa.

Logo da Meta - Cris Delmas - 28.out.2021/AFP

Mais de 30 milhões de pessoas falam taiwanês, segundo o Instituto Nacional de Línguas e Civilizações Orientais de Paris. A Meta explicou que o idioma, também chamado de hokkien taiwanês, não possui um "sistema de escrita padrão", como "mais de 40% das aproximadamente 7.000 línguas vivas" do mundo.

A inteligência artificial dedicada à tradução automática precisa de grandes quantidades de texto escrito para funcionar.

"Pesquisadores de IA da Meta enfrentaram muitos obstáculos, desde a coleta de dados, o design do modelo e a avaliação" dos resultados, observou o comunicado.

Eles usaram o mandarim como língua intermediária para estabelecer correspondências e depois fazer com que seu sistema traduzisse diretamente através da fala, sem passar pela palavra escrita.

O grupo americano planeja usar seu sistema de tradução para o taiwanês dentro de seu futuro "tradutor universal" e disponibilizar o código informático para outros pesquisadores de IA.

"O objetivo do projeto Universal Speech Translator (UST) da Meta é ajudar a quebrar barreiras e reunir as pessoas onde quer que estejam, inclusive no metaverso", acrescentou o comunicado.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.