A OpenAI começou a testar uma versão premium de acesso ao ChatGPT. O preço mensal da assinatura é de US$ 42 (R$ 218). As primeiras informações sobre o ChatGPT ‘pro’ começaram a circular no Discord da OpenAI no sábado (21).
Segundo vídeos nas redes sociais, a assinatura oferece respostas mais rápidas, mais estabilidade (a versão beta gratuita sofre com muitas quedas), e prioridade de acesso a quaisquer recursos que vierem a ser lançados.
A Folha tentou contato com a OpenAI, mas não teve resposta até a publicação deste texto. A startup anunciou neste mês que pretendia testar uma versão paga do ChatGPT.
"Por favor, considerem que essa é uma versão experimental do programa que está sujeita a alterações, e nós não disponibilizaremos, por enquanto, acesso prioritário pago ao público em geral", disse em comunicado.
Nessa primeira onda, poucos usuários mais assíduos receberam a oferta de assinatura enquanto trocavam mensagens com o chatbot.
Parte dos brasileiros na comunidade da OpenAI já reclama que o preço da versão premium do chatbot fica salgado quando convertido para o real. O valor equivale a 16,7% do salário mínimo.
"Com esses R$ 200, dá para comprar cinco pizzas aqui no Brasil. Ou seja, é barato", contra-argumentou um usuário.
De acordo com comentários no Discord da OpenAI, a tarifa deve servir para testar a atual utilidade do ChatGPT. Como a OpenAI quase não tem concorrência, ainda é difícil precificar os serviços prestados pelo robô. Tanto é que o valor adotado, US$ 42, é uma piada entre a comunidade nerd.
Nas redes sociais, há vários relatos de profissionais que usam o robô para acelerar tarefas repetitivas. Essas pessoas poderão calcular se a economia de tempo com o auxílio da tecnologia vale R$ 218.
Usuários casuais, entretanto, vão depender da OpenAI manter o serviço gratuito de qualidade inferior ou terão de pagar pelo entretenimento.
Em 2023, outros atores devem estrear no mercado de chatbots com inteligência artificial:
- O Claude, desenvolvido por ex-funcionários OpenAI, está em versão beta de acesso restrito
- A Microsoft, que planeja integrar o ChatGPT tanto no buscador Bing quanto em seu pacote para escritório
- E o Google acelera para lançar sua própria versão de buscador turbinado com chat inteligente
Um dos principais pacotes de software para trabalho criativo, o Creative Cloud, da Adobe, por exemplo, inclui mais de 20 aplicativos e custa US$ 30 (R$ 155) nos EUA e R$ 124 no Brasil.
Os usuários de países com moeda mais fraca do que o dólar esperam que a OpenAI disponibilize preços compatíveis com as economias locais.
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