Descrição de chapéu Twitter internet

Substack lança concorrente do Twitter dias após entrar na mira de Elon Musk

Ferramenta permite publicação de textos curtos e formatação em negrito e itálico

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A plataforma de newsletters Substack lançou nesta terça-feira (11) a ferramenta Notes, espaço de publicação de textos curtos semelhante ao Twitter.

O lançamento ocorre dias após a rede social de Elon Musk ter restringido tuítes relacionados ao Substack, movimento visto como uma punição à startup editorial, que havia recém-anunciado seu serviço concorrente.

O Notes permite que os usuários publiquem textos e que outras pessoas curtam, compartilhem ou respondam a eles. Na caixa de publicação, é possível editar os conteúdos em negrito, itálico e destacar aspas.

Interface do aplicativo do Substack
Logo do Substack Notes - Divulgação/Substack

O feed do Notes também lembra o do Twitter, com duas abas: "Home" e "Subscribed". Na aba "Home", o usuário pode conferir textos de escritores que segue, além de outras recomendações desses autores. Na aba "Subscribed", por sua vez, apenas os textos dos escritores seguidos são exibidos.

Em comunicado, o Substack disse que o Notes marca o próximo passo nos esforços da empresa em construir uma rede de assinaturas. "Notes é um projeto de longo prazo, e seu sucesso será determinado pela confiança dada por escritores e leitores ao longo dos anos. Não tomamos essa confiança como certa".

Interface do Substack Notes; ferramenta similar ao Twitter permite mais funções de edição de texto
Interface do Substack Notes; ferramenta similar ao Twitter permite mais funções de edição de texto - Divulgação/Substack

Na quinta (6), dia seguinte ao anúncio do Notes, o Twitter impediu que os escritores do Substack incluíssem tuítes em suas newsletters. Na sexta-feira (7), a rede social impediu que as newsletters do Substack fossem compartilhadas. No domingo (9), o Substack informou que a supressão das publicações do Substack no Twitter parecia ter acabado.

A decisão do Twitter gerou reação inclusive de apoiadores de Elon Musk. Escritores que usam o Twitter e o Substack para distribuir seu trabalho disseram que a ação contradiz suas declarações sobre permitir a liberdade de expressão na rede social.

Os fundadores do Substack, Chris Best, Hamish McKenzie e Jairaj Sethi, disseram em comunicado que ficaram "desapontados" com a decisão da rede social de sufocar o engajamento com qualquer tuíte que apresentasse um link do Substack.

"Os escritores merecem a liberdade de compartilhar links para o Substack ou qualquer outro lugar", disseram eles. "Essa mudança repentina é um lembrete de por que os escritores merecem um modelo que os coloque no comando, que recompense bons trabalhos com dinheiro e proteja a liberdade de imprensa e de expressão."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.