Descrição de chapéu Twitter

Twitter retira etiqueta de 'financiado pelo governo' de perfis como o da BBC

Veículos chineses também não estão mais marcados com o rótulo 'afiliado ao Estado da China'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Reuters

O Twitter retirou os rótulos "financiado pelo governo" e "afiliado do estado da China", o que implica envolvimento do governo no conteúdo editorial, das contas de várias organizações de mídia globais, nesta sexta-feira (21).

O Twitter retirou marcador "Mídia financiada pelo governo" das contas da National Public Radio (NPR), dos Estados Unidos, da British Broadcasting Corp (BBC) e da Canadian Broadcasting Corporation (CBC).

Ele também retirou a etiqueta "mídia afiliada ao estado da China" nas contas do Xinhua News, bem como de jornalistas associados a publicações apoiadas pelo governo.

Twitter rotula BBC como 'mídia financiada por governo'
Rótulo, que foi retirado, no perfil da BBC no Twitter - Reprodução

Embora as contas dos veículos chineses, incluindo as de seus funcionários seniores e de alguns funcionários importantes do governo, tenham começado a receber o rótulo em 2020, nomes como NPR e CBC foram rotulados apenas no início deste mês.

Isso levou a NPR e a CBC a parar de postar em suas contas do Twitter, argumentando que o rótulo não capturava com precisão sua estrutura de governança.

Em uma entrevista à BBC na semana passada, o bilionário proprietário do Twitter, Elon Musk, disse que a plataforma de mídia social estava tentando ser "precisa" e procurando alterar o rótulo.

"Nosso objetivo é simplesmente ser o mais verdadeiro e preciso possível. Estamos ajustando o rótulo para ser 'financiado publicamente', o que acho que talvez não seja muito censurável", disse Musk.

Twitter, NPR, CBC e BBC não responderam imediatamente a um pedido de comentário sobre a remoção da etiqueta.

Na quinta (20), o Twitter também removeu o tique azul que marcava como verificados os perfis de milhares de pessoas, incluindo celebridades, jornalistas e políticos proeminentes como Hillary Clinton.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.