Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/08/2010 - 12h54

Rede 3G é mais lenta durante os dias úteis

Publicidade

ALEXANDRE ORRICO
DE SÃO PAULO

Imagine comprar um sanduíche inteiro e só ter o direito de dar algumas mordidas. Ou pagar uma entrada de cinema e só conseguir assistir a 15 minutos do filme.

Parece absurdo? Pois quem navega por serviços de banda larga móvel no país sabe bem o que é isso --as operadoras não se comprometem a entregar toda a velocidade contratada. Alguns contratos se comprometem a oferecer, de forma garantida, apenas 10% do total.

Nos testes realizados pela Folha, a média de velocidade de download nos dias úteis ficou em menos da metade da velocidade contratada para os serviços da Claro, da Oi, da TIM e da Vivo.

"Pense na rede 3G como uma avenida. Se você quisesse uma pista da avenida apenas para você, isso teria um custo mais alto, além de ser complicado", diz Eduardo Levy, presidente do SindiTele (Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal). "No trânsito você tem uma velocidade máxima permitida pela via, mas disputa o tempo inteiro espaço com outros veículos. Na banda larga móvel também é assim", afirma.

Apesar de os resultados atingirem a meta mínima de velocidade proposta pela Anatel (de 30% em horários de pico e 50% no restante do tempo), os valores variam muito. Quando e se entrar em vigor, a lei obrigará as operadoras a garantir os percentuais para todos os assinantes.

Dagoberto Carvalho Júnior, gerente de projetos de rede computacional do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP (Universidade de São Paulo), analisa: "Será muito complicado para as operadoras garantirem os percentuais".

"A legislação prevê que, depois de um ano, os percentuais aumentem para 50% nos horários de pico e 70% no restante. Isso irá complicar bastante a vida de todas as operadoras" comenta Frederico Pandolfo, 25, analista de sistemas.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página