Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/11/2010 - 09h59

Captura de informações pelo Firesheep é simples e rápida; saiba como se proteger

Publicidade

DE SÃO PAULO

Roubei contas do Facebook e Twitter com o Firesheep. Foi tão fácil quanto acessar uma página da internet ou abrir um programa qualquer -- simples assim.

Antes que você me denuncie e chame a polícia: as contas em questão foram de conhecidos cientes do teste, em minha rede Wi-Fi privada (que transformei em pública por alguns minutos).

Não consegui, porém, sequestrar contas ou perfis numa rede Wi-Fi protegida, mesmo sabendo a senha para conexão.

As tentativas foram bem-sucedidas apenas em redes sem fio desprotegidas, que não pedem senha.

Não foi possível obter sessões do Gmail, por exemplo, por meio do Firesheep.

Isso acontece porque o sistema de e-mails do Google usa conexão segura em todas as páginas -o que pode ser verificado pela sigla HTTPS antes do endereço.

Entretanto, se o usuário navegar em outro serviço Google, incluindo aí a própria página de buscas, a sessão pode ser capturada e o serviço de e-mail se torna vulnerável.

O problema é bem menor no Brasil que nos EUA -- nós temos bem menos pontos de conexão gratuitas em comparação com aquele país

SAIBA COMO SE PROTEGER

Para evitar que informações sensíveis caiam nas mãos de criminosos, ou simplesmente para manter sua privacidade em locais com acesso público à internet, tome alguns cuidados antes de sair de casa com o notebook debaixo do braço.

O FireShepherd é um aplicativo que gera ruído na rede com informações inúteis -o que rapidamente trava o funcionamento do Firesheep.

Basta fazer o download, instalar o programa e executá-lo sempre antes de acessar algum Wi-Fi público. Não é preciso configurá-lo.

Mais completo, o HTTPS Everywhere é outro complemento para o Firefox que ativa conexões seguras nos sites em que ela está disponível, mas não é usada.

Mas tenha sempre cuidado ao navegar em redes abertas. "Não faça nada que você não compartilharia com qualquer pessoa", diz Gunnar Atli Sigurdsson, programador do FireShepherd.

Por fim, a maneira mais segura de se proteger de sequestros de contas e roubo de informações é acessando uma rede segura -leia-se, com senha. Prefira conexões com o padrão WPA2, considerado o mais seguro.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página