Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/12/2010 - 10h12

Repositório de memes parece, enfim, conquistar seu espaço

Publicidade

ALEC DUARTE
EDITOR-ADJUNTO DE PODER

Quase quatro anos após sua estreia, o Tumblr parece que finalmente está deixando de ser mero repositório de memes da internet (ou o "segundo blog" de todo mundo) para se tornar uma plataforma a ser levada a sério.

A corrida rumo aos dispositivos móveis poderia explicar como um site que teve 2% da audiência entre as ferramentas de blogs em 2009, segundo dados do Technorati, experimentasse um crescimento de mais de 1.500% em seu uso e visitação neste ano.

Claro, a postagem via e-mail por celular ou tablet tem tudo a ver com o conceito do Tumblr (que prioriza a velocidade de publicação).

Mas não é apenas isso. O Twitter e seu conceito de repasse de informações também jogam um papel importante nesse buzz. Não por acaso o próprio Tumblr nasceu se autointitulando um microblog, totalmente interessado na mimetização das vantagens de seu "concorrente" mais famoso.

Óbvio que o referenciamento na internet não nasceu em 2006, quando Evan Williams, Jack Dorsey e Biz Stone deram à luz o Twitter. A própria arquitetura da web concebida por Tim Berners-Lee é baseada nessa ideia -o que é o hiperlink senão o maior instrumento de referenciamento da rede?

A possibilidade de seguir pessoas, por exemplo, é outra funcionalidade que o Tumblr tomou emprestado do microblog mais notório.

Por ora, porém, a instabilidade da ferramenta é o que mais a faz parecer o Twitter, cujo boom em 2008 provocou vários momentos de inoperância da página.

Democratização e acesso a novos espaços são fundamentais à internet. Agora, a pretensão de ser "O melhor lugar do mundo para as melhores comunidades criativas", como disse o criador do Tumblr, David Karp, é uma enorme bobagem. Antes disso, ele precisa zelar para esse lugar seja, pelo menos, alcançado pelos usuários.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página