Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/01/2011 - 13h26

Israel testou vírus ligado a problema em centrífugas do Irã, diz jornal

Publicidade

DA REUTERS, EM WASHINGTON

Israel testou um programa de computador maligno que está possivelmente envolvido em uma operação de sabotagem de centrífugas nucleares do Irã. A ação do vírus retardou a capacidade do país em desenvolver uma arma atômica, publicou o jornal "The New York Times" no fim de semana.

No que o jornal descreveu como um esforço de Israel e Estados Unidos para minar as ambições nucleares do Irã, os testes do worm destrutivo Stuxnet ocorreram nos últimos dois anos no complexo altamente seguro de Dimona, no deserto de Negev.

O jornal citou especialistas das áreas militar e de inteligência com conhecimento de Dimona que afirmaram que Israel tem centrífugas praticamente idênticas às que o Irã tem nas instalações de Natanz, onde cientistas do país tentam enriquecer urânio.

"Para verificar se o worm funciona, você tem que saber quais são as máquinas", disse um especialista norte-americano em questões de inteligência nuclear ao jornal.

"A razão da praga ter sido eficiente é que ela foi testada pelos israelenses."

As centrífugas do Irã têm sido atingidas por problemas desde uma rápida expansão de enriquecimento em 2007 e 2008, e especialistas em segurança especulam que o programa nuclear do país pode ter sido alvo de um ataque do Stuxnet, lançado a partir de outro Estado.

Em novembro, o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, afirmou que um software malicioso criou "problemas" em algumas das centrífugas de enriquecimento de urânio do país. Mas ele afirmou que os problemas foram resolvidos.

O jornal afirmou que o worm foi a mais sofisticada ciberarma já colocada em ação e que há sinais de que ela foi o principal fator responsável pelo retardamento do ritmo do desenvolvimento nuclear do Irã. As fontes do jornal afirmam que a praga fez as centrífugas girarem sem controle e que um quinto delas foram destruídas.

Segundo o "Times", não está claro se os ataques acabaram. Alguns especialistas acreditam que o código de programação do Stuxnet contém sementes para mais versões.

Israel tem denunciado o programa nuclear do Irã e o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, tem dito que apenas a ameaça de ação militar vai impedir o Irã de construir uma bomba nuclear.

Apesar disso, acredita-se que Israel tenha construído mais de 200 ogivas atômicas nas instalações de Dimona, mas o país mantém uma política oficial de "ambiguidade" sobre seu poderio nuclear.

Representantes dos Estados Unidos e de Israel não quiseram comentar oficialmente o Stuxnet, publicou o jornal.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página