Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/02/2011 - 16h07

Confira dicas de segurança virtual e saiba como se proteger

Publicidade

DE SÃO PAULO

O mundo da segurança virtual pode ser confuso. Pacotes antivírus, suítes premium, firewall, programas pagos ou gratuitos? Quem quer se proteger das pragas virtuais tem que se fazer algumas perguntas antes de encontrar a defesa correta.

"A maioria das pessoas não precisa comprar um antivírus. Hoje já temos opções gratuitas que protegem as ações feitas pelo usuário comum", diz Bernardo Soares, especialista em segurança virtual. "Se o foco for empresarial, talvez o pacote pago seja melhor, porque é preciso dar mais proteção à informações financeiras e confidenciais", completa.

Se o computador for utilizado por crianças, a necessidade de proteção aumenta. Pesquisa da AVG Technologies, fabricante de softwares de segurança, diz que 69% das crianças usam primeiro um computador e somente depois desenvolvem atividades mais comuns, como amarrar os cadarços.

"À medida que mais crianças tenham a capacidade de se conectar à internet, eles estarão, também, abrindo sua privacidade e, consequentemente, a segurança de suas famílias", comenta J.R. Smith, presidente da companhia.

Para preparar o computador para receber o software de proteção, é essencial que ele esteja otimizado, rodando bem e sem pragas. O Windows já vem com aplicativos útil para manter a saúde do HD: rodar o Desfragmentador de disco aumenta a velocidade da máquina e evita defeitos que podem comprometer o funcionamento do sistema operacional.

Para limpar o sistema das pragas mais comuns de forma bem rápida, instale o SpyBot Search and Destroy, um programa que persegue e destrói ameaças virtuais que já estejam instaladas.

REGRAS PARA SUA DEFESA

Tome muito cuidado com aplicativo que for instalar. Na dúvida, não instale;

Baixe um programa de antivírus;

Nunca abra e-mails de desconhecidos;

Não instale mais de um programa antivírus no mesmo computador, pois pode haver conflito;

Para quem tem crianças em casa, é importante manter um software de controle de pais no computador e atualizá-lo;

Mantenha o Bluetooth dos celulares e tablets sempre desligado. A maioria dos vírus para dispositivos móveis usa Bluetooth para passar de um aparelho para outro

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página