Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/04/2011 - 12h34

Baidu lançará serviço de música licenciada em maio

Publicidade

DA REUTERS, EM XANGAI

O Baidu, maior serviço chinês de pesquisa on-line, lançará um serviço de busca de música licenciada em maio, em um esforço para legitimar seu atual sistema de localização de canções, que segundo os críticos facilita a pirataria.

A empresa vai lançar o Baidu Ting em algum momento de maio, disse o porta-voz da companhia Kaiser Kuo na quarta-feira. O serviço permitirá que os usuários transmitam, baixem e criem acervos de música licenciada, e terá também recursos de rede social.

A pirataria de música na China custou centenas de milhões de dólares às gravadoras. A maioria da música disponível por meio do atual serviço de busca de MP3 do Baidu viola direitos autorais.

"Nossos associados desejam se envolver com e investir na revolução digital chinesa, mas não podem fazê-lo no serviço de música do Baidu, o grupo de Internet dominante no país, porque ele facilita a violação dos direitos dos artistas e criadores, on-line", afirmou a International Federation of the Phonographic Industry (IFPI), a organização setorial das gravadoras, em carta ao jornal Financial Times, no mês passado.

O Baidu é o serviço de buscas dominante na China, com mais de 70% do mercado, em termos de receita.

Na semana passada, o Baidu anunciou ter chegado a acordo com a Music Copyright Society of China (MCSC) para pagar à organização uma taxa de licenciamento pelas canções baixadas no Baidu Ting. O serviço de música licenciada será bancado por publicidade.

O acordo cobre direitos de edição, e o Baidu remunerará letristas e compositores por intermédio da MCSC.

O Baidu também está negociando com grandes gravadoras internacionais como Sony Music Entertainment, Universal Music Group e Warner Music Group, em busca de acordo semelhante.

O Baidu já tem um acerto com a EMI, derivado do acordo vigente com a MCSC, disse Kyo.

A empresa se envolveu em disputas judiciais com as gravadoras internacionais devido ao seu serviço de buscas de MP3, que permite que usuários busquem e baixem canções mesmo que estas violem direitos autorais.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página