Campeãs históricas do prêmio, Kibon, Omo e Volks falam de inovações

Três marcas são as grandes vencedoras do prêmio Folha Top of Mind até agora. Por 25 anos, Omo, Kibon e Volkswagen não saíram da cabeça dos brasileiros.

Essas foram as respostas mais proferidas pelos entrevistados todas as vezes em que o Datafolha foi às ruas perguntar "Que marca lhe vem à cabeça?". Neste ano, em que a pesquisa terá um número recorde de categorias (59), as três campeãs históricas continuam na disputa. As vencedoras de 2016 serão conhecidas no próximo dia 25.

Gabriel Cabral/Folhapress
Kibon, Omo e Volkswagen: campeãs nos 25 anos da Folha Top of Mind. Jade Sugino, 4, brinca em cima de carro com sorvete e bolinhas de sabão

Qual é o segredo para uma marca permanecer tanto tempo como a mais lembrada?

Thais Hagge, diretora de marketing da Omo, acredita que a resposta está na relação de troca e confiança. "Temos uma proximidade grande com os nossos consumidores, o que permite um entendimento claro das necessidades da rotina doméstica."

No Brasil há quase 60 anos, a marca está presente em 3 de cada 4 lares no país. Desde 2000, a Unilever, dona de Omo, aposta numa comunicação que vai além das características do produto, posicionando-se como parceira na criação dos filhos.

Em 2003, surgiu a campanha "Se Sujar Faz Bem'', assinada pela Lowe (hoje Mullen Lowe). Neste ano, lançou "Livre para se Sujar Hoje, Aprendendo para o Amanhã", que partiu de um estudo global que mostra que
as crianças passam, em média, uma hora ou menos por dia ao ar livre.

Outra marca da Unilever e com ainda mais tempo de estrada, a Kibon aposta na associação com a felicidade. "É uma marca democrática e conhecida por representar momentos de felicidade, seja na infância, seja na fase adulta", diz Roberto Antunes, diretor de marketing.

Líder do mercado de sorvetes há mais de 70 anos, a Kibon desembarcou no Brasil em 1941. Adquirida pela Unilever em 1997, investe em ações em redes sociais e experimentação de produtos no ponto de venda. Tem como parceiras no digital as agências F.biz e Cubo e, para ações off-line, a Lowe.

Presente no Brasil há 63 anos, a alemã Volkswagen conta com a simpatia dos brasileiros desde o tempo do Fusca. "Para vencer em um cenário competitivo como o mercado brasileiro, uma marca precisa se reinventar sempre, sem deixar de lado a sua identidade", diz Jorge Portugal.

Vice-presidente de vendas e marketing, Portugal diz que é "justamente por ser uma marca que não se perdeu no tempo que a Volkswagen tem conseguido se manter presente na mente dos brasileiros". A comunicação está a cargo da mesma agência, AlmapBBDO, há mais de 50 anos. Recentemente, a empresa passou a adotar uma abordagem de maior proximidade com clientes sob o mote "Volkswagen. Inspirada na sua Vida".

Publicidade
Publicidade