Festa reúne 1.500 pessoas; marcas exaltam prêmio

A maior premiação sobre lembrança de marcas do Brasil, a Folha Top of Mind reuniu, na noite de terça-feira (25), cerca de 1.500 pessoas, entre CEOs, diretores de marketing e representantes das maiores agências do país, que lotaram o Tom Brasil, na zona sul de São Paulo.

A festa começou antes mesmo do anúncio dos vencedores.

Extra (Supermercado mais citado), Jontex (Camisinha), Sempre Livre (Absorvente Feminino), Unimed (Plano de Saúde), Suvinil (Tinta de Parede), Pampers (Fralda Descartável) e CVC (Agência de Viagem) levaram torcidas organizadas e uniformizadas.

Com as equipes de Casas Bahia (Loja de Móveis e Eletrodomésticos), Sadia (Top Alimentação e Pratos Congelados) e Ypê (Detergente e Meio Ambiente) apareceram mascotes que não pararam de interagir com os convidados.

Algumas marcas aproveitaram o evento para mostrar seus produtos. Fiat, campeã entre os carros de forma isolada pela primeira vez, exibiu o novo Toro, e a Honda (Moto), novos modelos do portfólio. Outras fizeram a alegria dos convidados: Extra promoveu gincana de prêmios, e a Latam (Companhia Aérea) sorteou uma passagem para a África do Sul.

Os atores Dan Stulbach e Alessandra Maestrini foram os mestres de cerimônia da 26ª edição.

Durante a festa, representantes das marcas ressaltaram a importância do prêmio, que neste ano teve um recorde de 59 categorias.

"Cada marca tem um posicionamento de mercado muito claro, mas a nossa motivação é muito grande em estar no topo do pódio. A gente reveza entre Consul e Brastemp, uma é primeiro num ano em um segmento, a outra fica em segundo, mas o que importa é que está tudo sempre em casa", diz Renato Firmiano, diretor de marketing da Whirlpool, que detém as marcas Consul (campeã em Ar-Condicionado e Geladeira) e Brastemp (Máquina de Lavar).

A Petrobras, veterana no pódio da categoria Combustível, foi a mais citada como Marca que representa o Brasil, novidade na pesquisa Datafolha de 2016.

"Ganhar esse prêmio num ano tão conturbado representa muito. A confiança que o público tem reflete positivamente nesse momento difícil e nos dá a certeza de que a marca é merecedora", cometa Eraldo Carneiro, gerente de marcas, publicidade e mídias da petroleira.

As marcas também lembraram das dificuldades em se manter na cabeça do consumidor em um cenário de crise econômica.

"Ser lembrado todo ano é um presente. Em ano de crise é ainda mais gratificante, mostra que as ações executadas e o investimento no relacionamento deu certo", diz Ana Patrícia Lima, consultora de marketing da Unimed do Brasil, vencedora na categoria Plano de Saúde.

Para Alexandre Nogueira, Diretor da Bradesco Seguros, é uma honra muito grande participar do prêmio. "Isso significa principalmente que estamos na direção correta. Conseguimos atingir a mente do consumidor e estar presente no dia a dia das famílias brasileiras. Quando elas lembram da gente como uma marca de seguro significa realmente que as nossas comunicações estão fazendo efeito".

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