Natura e Ypê têm empate técnico na categoria Meio Ambiente e confirmam domínio histórico

O reflorestamento da mata atlântica é marca registrada da Ypê. A floresta amazônica é fonte de inspiração e de criação para a Natura. Lado a lado, a fabricante de produtos de limpeza e a de cosméticos dividem o Top of Mind Meio Ambiente.

Desde que a categoria passou a fazer parte da pesquisa Datafolha, em 2007, as duas só não compartilharam a conquista em 2009 e 2017, quando Ypê reinou sozinha.

Em 2018, há empate técnico entre as duas mesmo após o "awareness".

Vice-presidente da Ypê, José Eduardo Cabral Mauro diz que os preceitos da sustentabilidade são premissa da marca desde a sua criação, em 1950, em Amparo (SP).

"O sabão em barra de origem natural, fonte renovável e sustentável, foi o primeiro item lançado pela marca."

O Florestas Ypê, criado em 2007 em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica, é o principal projeto da empresa voltado à proteção da natureza. "Visa restaurar áreas degradadas e contribuir para a conservação da água e da biodiversidade", diz Mauro.

"A cada ano, a Ypê renova o plantio de milhares de espécies nativas. Em 2018, chegou a 650 mil árvores plantadas."

Para Keyvan Macedo, gerente de sustentabilidade da Natura, a empresa fundada em 1969 está na cabeça dos brasileiros pelo mesmo motivo: valorizar ingredientes naturais na elaboração dos produtos.

Arte Folha

Em 1983, foi pioneira do setor no Brasil a oferecer refil -na época, para o xampu Vita Plant. Em 2011, lançou o Programa Amazônia, para atuar de maneira sustentável na região. "Os três pilares do projeto são inovação, ciência e tecnologia para explorar os ativos locais", explica Macedo.

A empresa encerrou os testes em animais em 2006 e, neste ano, comprou a britânica The Body Shop e a australiana Aesop, que também têm o selo "cruelty-free".

"Pautas ambientais estão cada vez mais na mídia e nas discussões sobre compras, observa Marcus Nakagawa, coordenador do Centro de Desenvolvimento Socioambiental da ESPM.

Para ele, o público começa a entender a importância desse movimento para a melhoria da vida na Terra. E isso é considerado na hora de consumir.

O levantamento do Datafolha aponta que outras marcas citadas somam 27% das menções dos entrevistados, e a maioria (56%) não soube responder.

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