Confira as marcas que tiveram mais destaque em cada região do Brasil

Fator predominante no recall de marca nos mercados regionais é a tradição. Quanto mais tempo de atividade, maior o reconhecimento do consumidor.

"Tempo de marca sempre é diretamente proporcional ao nível de exposição, que está atrelado ao investimento em comunicação, diz Luciano Deos, presidente da consultoria de marca GAD.

É o caso da Casas Bahia que, com 50% das menções no Sudeste, pela oitava vez é a mais lembrada da região, em relação ao total da amostra.

Fundada em São Caetano do Sul (SP), em 1957, a rede ganhou seu nome em homenagem ao grande número de nordestinos que já morava na cidade. Após 61 anos, possui lojas em 20 estados e no Distrito Federal. São 767 unidades, 521 estão no Sudeste.

"Por ser a mais importante, a região atrai grande parte dos investimentos em comunicação -e tem cobertura e frequência maiores no plano de mídia", diz Othon Vela, diretor de marketing da Via Varejo, que administra Casas Bahia e Pontofrio.

As ações baseadas no mote "A Casa É Sua" buscam estreitar a relação com os consumidores, deixando de lado o foco promocional.

Neste sentido, a internet e seus influenciadores ganham cada vez mais espaço. Para o Dia do Consumidor, a aposta foi no carisma do youtuber Ueslen Alencar, que vive em Paraisópolis, uma das maiores comunidades da capital paulista.

Já na "Semana do Cliente", chamou a atriz e apresentadora Maisa Silva. Na TV, focou em ações na novela "Segundo Sol", da Globo, com a atriz Fabiula Nascimento. A ideia: divulgar o ecommerce da marca, ao mostrar a atriz comprando pelo app ou navegando no site da empresa.

Norte

Além de tradição e origem, capilaridade no ponto de venda e paladar local também influenciam na preferência por região.

"Grandes grupos de alimentos têm como estratégia atender aos gostos regionais, e com preços mais competitivos", diz Deos.

É o exemplo da margarina Deline, lançada nos anos 1990 pela Sadia (BRF). Criada para o público nordestino, que valoriza sabor e coloração mais acentuados, a marca, no entanto, foi a mais citada no Norte (29%).

"A fórmula exclusiva de Deline, que resiste às altas temperaturas da região, garantiu o sucesso imediato da marca no Nordeste e, posteriormente, no Norte", comenta Marina Secaf, gerente-executiva de marketing de Categorias da BRF.

Recentemente, a empresa modernizou a identidade visual das embalagens da marca, os pontos de venda e o site.

Desde então, passou a utilizar a flor de mandacaru, um dos símbolos do Nordeste, em seus materiais. "Ela agrega positividade e leveza, pois ao desabrochar avisa a chegada da chuva", diz Marina.

Detalhes da casa de consumidores -rendas, azulejos e cores fortes- também fazem parte da nova identidade visual, desenvolvida pela francesa Team Créatif.

Nordeste

Pela oitava vez líder da região, com 29% das menções dos entrevistados, Primor chega aos 60 anos mais festeira do que nunca.

Na Paraíba, pelo segundo ano consecutivo, a marca da Bunge patrocinou a festa de São João de Campina Grande (PB), que compete com Caruaru (PE) pelo título de maior São João do mundo. Para evitar peleja, também realizou o Circuito das Comidas Gigantes, na festa pernambucana.

No embalo das celebrações do Dia do Nordestino (8 de outubro), a Primor lançou campanha em homenagem às suas seis décadas de vida, e uma nova embalagem, com lacre e tampa transparente.

Ao contrário do resto do país, que utiliza o ingrediente para passar no pão, o consumidor nordestino usa margarina prioritariamente para fins culinários.

O posicionamento da marca, "Quem faz com capricho, faz com Primor", traduz o ato de cozinhar como forma de exprimir emoções.

"Primor tem uma longa relação com o Nordeste. A marca está presente no dia a dia da região, quando é preparada a refeição da família", diz Rosangela Barbosa, gerente de marketing da Bunge. Desde 2004, Primor é a margarina mais vendida da região.

Centro-Oeste

Com mais de 60 anos, a goiana Piracanjuba, que vencera em 2016, volta a liderar o ranking no Centro-Oeste, com 23% das menções na região, em relação ao total da amostra. Na "[região ] Sempre tivemos uma base forte de distribuição, com logística adequada", diz Luiz Claudio Lorenzo, diretor comercial da marca.

Apesar da capilaridade, a região é o menor mercado consumidor da marca (15% dos negócios). Os maiores estão em São Paulo, no Rio de Janeiro e no Nordeste.

Fundada em 1955, na cidade de Piracanjuba (GO), a empresa mudou-se para Bela Vista de Goiás em 1986. Atualmente, pertence ao Laticínios Bela Vista -que agrega ainda as marcas Pirakids, LeitBom, Chocobom e Viva Bem- e é capaz de processar cerca de 5 milhões de litros de leite por dia.

Pioneira ao lançar o leite de caixinha com tampa e a linha zero lactose, em 2012, Piracanjuba tem mais 130 produtos no portfólio. Em 2018, foram 18 lançamentos até agora.

Destacam-se o whey protein, mais proteico, os chás gelados Viva Bem (primeiro não lácteo) e a bebida de amêndoas Almond Breeze. "Uma alternativa ao leite, voltada para o público vegano", destaca Lorenzo.

Com a campanha "A Vida com Quem a Gente Gosta É Muito Mais Gostosa", a marca busca destacar a graça dos momentos em família. Já para promover a linha zero lactose, chamou a atriz Bruna Marquezine e a apresentadora Sabrina Sato.

Sul

Pelo segundo ano, a Elefante se manteve como a mais lembrada na região, em relação ao total da amostra, com 40% das menções.

"Certamente [o Sul] é uma de nossas fortalezas. A qualidade superior, o diferencial do produto e a força da marca são os principais fatores para tal sucesso", afirma Tatiana Zambon, gerente de produtos de consumo da Cargill Foods Brasil, detentora da marca.

A companhia investe em ações de marketing específicas para distribuição no Sul.

"A tradição de 75 anos e a forma descontraída com que a marca conversa com seus consumidores faz a diferença na construção de uma relação bem-sucedida", diz Tatiana.

Nacionalmente, Elefante deve retornar à TV e às mídias digitais neste último trimestre do ano com a campanha "Tudo Rende Mais com Elefante", assinada pela JWT e já veiculada no ano passado.

Protagonizada pela mascote Jotalhão -criada pelo cartunista Mauricio de Sousa há mais de 55 anos- e pela Turma da Mônica, o comercial destaca a versatilidade e o rendimento do extrato de tomate.

Entre as novidades de 2018 está o Elefante Sabor Pizza, pronto para ser usado no preparo da famosa redonda.

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DESTAQUES REGIONAIS

Casas Bahia: Sudeste
Deline: Norte
Elefante: Sul
Piracanjuba: Centro-Oeste
Primor: Nordeste

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