Descrição de chapéu Obituário Fernando Sampietro (1938 - 2020)

Mortes: Filho de imigrantes espanhóis se reinventou após a aposentadoria e escreveu livro de contos

Fernando Sampietro descobriu um grupo de idosos para aprender a cantar, dançar e pintar

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Flavio Latif
São Paulo

Conhecido como “professor” na família, Fernando nasceu no dia 23 de novembro de 1938 em Agudos, município da cidade de São Paulo, a 330 quilômetros da capital.

O filho de imigrantes espanhóis era o segundo de 11 filhos de dona Natividade e seu Fernando Sampietro.

Casou-se com Maria Pacheco Sampietro e teve quatro filhos: Wagner, Lucio, Raquel e Patrícia; e 4 netos, Letícia, Vitor, Gabriela e Maria Clara.

morte
Fernando Sampietro (1938-2020) - Arquivo pessoal


Fernandinho, como era carinhosamente chamado pelos irmãos, e a esposa foram ativos nas questões sociais da igreja católica que frequentavam. Eram voluntários na produção de comida para pessoas carentes e faziam doações de roupas sempre que possível.

Quando o assunto era política, o casal também era participativo. Foram filiados ao PT (Partido dos Trabalhadores) desde o início de suas atividades, defensores das causas do partido e participaram de reuniões e debates com o ex-presidente Lula e a ex-prefeita da cidade de São Paulo Marta Suplicy.

Fernandinho teve pouco estudo, mas buscou aprender sozinho. O amor pela leitura fez com que recebesse o apelido de “professor” pelos netos, que ficavam encantados com a quantidade de livros e enciclopédias na estante. Eles aproveitavam o tempo com o avô para tirar dúvidas de história a geografia.

Mesmo com o passar dos anos, Fernando não se acomodou. Após a aposentadoria, estudou e descobriu um grupo de idosos onde aprendeu a cantar, dançar e pintar. Escreveu o livro “4 Contos” (Incidente em Capinzar, O nome da mula, O velho rabequeiro, A dor de barriga e outras dores). Posteriormente, ao lado do irmão Julio escreveu a “Saga da Família Sampietro”, que conta a trajetória de família imigrante espanhola.

A obra "4 Contos" foi um presente. A família aproveitou seu octogésimo aniversário para reunir todos em um almoço na cidade de Monte Verde, em Minas Gerais, onde filhos e netos o presentearam com exemplares do livro. A obra não foi publicada comercialmente, mas é o desejo da família para um futuro próximo.

Fernando Sampietro morreu dia 5 de abril, aos 82 anos, por um quadro grave de pneumonia, causado pelo novo coronavírus.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.