Descrição de chapéu Tecnologia para todos

Migração das brincadeiras para o mundo digital aumenta discussão sobre limites; ouça podcast

Tecnologia entrou de vez no lazer das crianças durante período de isolamento

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Bonecas que parecem bebês de verdade, aplicativos de jogos infantis nos celulares, carrinhos que andam sozinhos e crianças que imitam youtubers. Se a tecnologia já marcava presença nas brincadeiras desde a década de 1980, durante a pandemia entrou de vez no lazer dos pequenos.

As vendas online de jogos e brinquedos aumentaram mais de quatro vezes no Brasil de março até abril de 2020, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico. Tablets, smartphones e computadores também venderam mais. Já no YouTube brasileiro, quatro dos dez vídeos mais vistos no ano passado foram da personagem Galinha Pintadinha, segundo a plataforma.

Para especialistas, o principal motivo do uso mais frequente da tecnologia nas brincadeiras foi o isolamento social, que impediu que muitas crianças saíssem para brincar.

O podcast Tá de Brincadeira? discute essas mudanças, questiona possíveis impactos e projeta se as novas tecnologias vieram, de fato, para ficar no mundo infantil.

Este podcast faz parte da série Tecnologia para Todos, produzida pelos participantes do Lab 99+Folha de Jornalismo, que ofereceu oficinas de jornalismo a estudantes e jovens recém-formados de todo o Brasil. A narração é de Diana Ribeiro e Vitória Pereira, com roteiro de Carolina Pastl e João Scheller. A edição de som é de Beatriz Clasen.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.