Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/05/2012 - 17h30

Carnaval das Culturas empolga milhares de foliões em Berlim

DA EFE

Dezenas de milhares de pessoas saíram às ruas de Berlim no último domingo para participar do tradicional desfile do Carnaval das Culturas, ponto culminante desta celebração multicultural que acontece todos os anos, coincidindo com o feriado de Pentecostes.

Quase 90 blocos com cerca de 4,8 mil dançarinos, acrobatas, percussionistas, músicos e outros artistas de 70 países - com grupos vindos até de Taiwan e do Nepal - esbanjaram alegria sob um sol radiante nesta colorida passeata que percorreu os bairros de Neukölln e Kreuzberg.

Nas ruas paralelas ao desfile, o público pôde acompanhar espetáculos de teatro de rua e apresentações musicais, sempre acompanhadas de muita comida e bebida.

Fabrízio Brensch/Reuters
Trecho do Muro de Berlim grafitado; história recente marca paisagem berlinense
Trecho do Muro de Berlim grafitado

A expectativa é que nos quatro dias da 17ª edição do Carnaval das Culturas, que termina nesta segunda-feira, feriado na Alemanha, mais de um milhão de pessoas participem da festa.

O prefeito de Berlim, o socialdemocrata Klaus Wowereit, deu as boas-vindas na sexta-feira aos participantes do carnaval e lembrou que "Berlim volta a mostrar sua face mais bonita".

Segundo o prefeito, "esta é e será uma imponente amostra da diversidade cultural de Berlim, onde convivem pessoas de mais de 180 nações".

"Berlim é uma metrópole colorida e tolerante, algo que fica refletido de forma muito especial nestes dias", concluiu em seu discurso.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página