Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/09/2012 - 12h54

Greve de funcionários da Lufthansa obriga cancelamento de 306 voos

DA EFE

Um total de 306 voos da companhia aérea alemã Lufthansa foram cancelados nesta terça-feira, como consequência do novo dia de greve da tripulação de bordo da empresa, centralizada nos aeroportos de Berlim, Frankfurt e Munique.

O maior número de cancelamentos, cerca de 220, aconteceu em voos que partiam ou tinham como destino Frankfurt, o aeroporto de maior tráfego aéreo do continente, o que afetou aproximadamente metade dos trajetos domésticos ou europeus, segundo fontes da companhia que gerencia o aeroporto, a Fraport.

As interrupções afetaram em primeiro lugar o aeroporto de Tegel, em Berlim, onde o pessoal da greve parou às 5h (horário local, 0h de Brasília) e tinha previsto prolongar o movimento até às 13h (8h).

Em Frankfurt, a greve foi programada para a partir das 6h (1h de Brasília) e até às 14h (9h), enquanto se previa que Munique se somaria à medida às 13h (8h).

Kai Pfaffenbach/Reuters
Funcionárias da Lufthansa carregam cartazes com dizeres de apoio à greve de comissãrios de bordo da companhia
Funcionárias da Lufthansa carregam cartazes de apoio à greve de comissãrios de bordo da companhia

O sindicato exige melhoras salariais para o pessoal de cabine e a renúncia da principal companhia aérea europeia a contratar pessoal externo para reduzir custos.

A campanha de greves foi aberta na sexta-feira passada em Frankfurt e se estendeu hoje ao aeroporto berlinense de Tegel e ao de Munique.

O sindicato acusa a patronal de "arrogância", por não ter oferecido melhoras substanciais a sua oferta de partida, e ameaça generalizar a greve a todos os aeroportos onde essa companhia aérea opera.

Um porta-voz da Lufthansa assinalou que a greve de hoje é desproporcional e atenta diretamente contra os interesses dos passageiros, principais prejudicados das medidas de protesto.

O primeiro dia da greve na sexta-feira passada, de oito horas de duração, provocou um caos em Frankfurt, onde a Lufthansa foi obrigada a cancelar cerca de 200 voos e a greve provocou numerosos atrasos em outros trechos, também em outras companhias.

Frank Rumpenhorst/Efe
Passageiros aguardam no aeroporto de Frankfurt; greve da Lufthansa levou ao cancelamento de 306 voos na terça
Passageiros aguardam no aeroporto de Frankfurt; greve levou ao cancelamento de 306 voos na terça

A empresa aérea alemã comunicou, enquanto isso, que vai tentar se preparar o melhor possível para enfrentar as novas interrupções, apesar de ter reconhecido que a margem de seis horas para a convocação é muito reduzida para tentar minimizar os efeitos da greve.

O sindicato joga com o fator surpresa e, apesar de ter decidido ir à greve em meados da semana passada, avisa, com algumas horas de antecedência, sobre os pontos onde as interrupções são feitas.

Com isso tenta evitar que a companhia aérea reduza os efeitos da greve com o apoio de outras empresas associadas ou pessoal terceirizado.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página