Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/10/2012 - 17h19

Museu Rainha Sofia celebra 75 anos do "Guernica" de Picasso

DA EFE

O Museu Rainha Sofia está comemorando com uma grande exposição o aniversário da obra "Guernica", que há 75 anos foi pintada por Pablo Picasso para lembrar o bombardeio da cidade em 26 de abril de 1937.

"Encontros com os anos 30" é o título da mostra que pretende propiciar um encontro entre o visitante e a história, e reunir a produção dos artistas em uma década convulsa, essencial para entender os anos que vivemos.

A mostra, que será inaugurada amanhã pela rainha Sofia, é uma das mais importantes da temporada para o museu, ocupa mais de 2 mil metros quadrados, onde podem ser vistas mais de 400 peças, muitas das quais procedem das mais importantes instituições e coleções de todo o mundo.

Divulgação
75 anos de "Guernica" serão comemorados no museu Rainha Sofia, em Madri
75 anos de "Guernica" serão comemorados no museu Rainha Sofia, em Madri

Além disso, 75% delas nunca foram exibidas antes na Espanha, como a pintura de Antonio Berni "New Chicago Athletic Bilbao" (1937), e a peça "Combat des princes saturniens II", de Wolfgang Paalen.

A exposição pretende redefinir os parâmetros conceituais e históricos de um período fundamental do século 20, essencial para entender os anos em que vivemos; um período de conflito, ainda não suficientemente estudado, momento em que a arte e o poder se enfrentam e se apoiam.

Para Manuel Borja-Villela, diretor do museu, foi uma década de enorme intensidade e de grande criatividade.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página