Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/01/2013 - 07h10

Aventureiro britânico realiza maior travessia pela Antártida

DA AFP

O aventureiro britânico Ranulph Fiennes zarpou, nesta segunda-feira, da Cidade do Cabo com destino à Antártida para uma grande aventura em que cruzará durante o inverno o continente gelado apenas com seu par de esquis.

Aos 68 anos, Fiennes pretende percorrer uma distância de 4.000 quilômetros em seis meses e rejeitou qualquer tipo de ajuda e até mesmo a possibilidade de ser resgatado.

O britânico e outros cinco aventureiros que o acompanham nesta empreitada viajam a bordo do navio S.A. Agulhas de bandeira sul-africana, que deve levá-los até a baía Crown no final de janeiro.

A expedição terá início em março e representará um dos últimos desafios polares a uma altitude de 3.000 metros.

A meta é percorrer 35 km por dia para chegar ao ponto final McMurdo Sound em setembro.

Segundo Fiennes, esta é a primeira tentativa de atravessar o sexto continente durante o inverno, onde as temperaturas alcançam mínimas de 90 graus abaixo de zero.

Associated Press
O aventureiro Ranulph Fiennes posa a bordo do navio S.A. Agulhas, na Cidade do Cabo
O aventureiro Ranulph Fiennes posa a bordo do navio S.A. Agulhas, na Cidade do Cabo

Durante o inverno, as montanhas geladas da Antártida ficam mergulhadas na escuridão.

"Fazemos expedições há 40 anos e batemos muitos recordes no mundo. Na Antártida, já quebramos dois, em 1979 e em 1992, mas foram durante o verão. Ninguém nunca fez viagens no inverno, partimos em direção ao desconhecido", declarou Fiennes à AFP.

Aos 65 anos, Fiennes escalou o monte Everest e é considerado pelo livro Guinness dos recordes o "maior explorador ainda em vida".

Uma vez iniciada a aventura, o grupo não terá a possibilidade de ser socorrido, pois durante oito meses os navios não navegam no continente gelado.

"Vamos levar mantimentos suficientes para um ano e teremos ainda um médico na nossa equipe. Utilizaremos todos os dispositivos conhecidos de calefação e novos aparelhos respiratórios", ressaltou.

A caravana foi batizada como "A viagem mais fria" e tem um objetivo humanitário: arrecadar US$ 10 milhões que serão doados à organização britânica "Seeing is Believing" para ajudar aos cegos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página