Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/01/2013 - 07h28

Brasileiros ajudam aeroporto de Miami a bater recorde de passageiros em 2012

DA EFE

O Aeroporto Internacional de Miami (MIA) anunciou na última sexta-feira que em 2012 registrou um novo recorde histórico no número de passageiros transportados, em parte graças às conexões com o Brasil, assim como no número de mercadorias, que superaram os dois milhões de toneladas.

Segundo os dados, em 2012 passaram pelo aeroporto 39,5 milhões de passageiros, o que representa um aumento de 1,1 milhões (3%) com relação a 2011 - quando já havia sido batido um recorde histórico -, e foram transportadas 2,1 milhões de toneladas, 4,6% mais do que no ano passado.

Se levarmos em consideração o preço, as mercadorias transportadas alcançariam um recorde de US$ 61 bilhões e calcula-se que em 2012 esse número pode ter sido superado em 10%, embora ainda não tenham sido divulgados os dados definitivos.

O impulso aconteceu, principalmente, por conta do aumento de 5,2% no número de passageiros estrangeiros até chegar a 19,4 milhões de viajantes, enquanto o de americanos unicamente aumentou apenas 1%, até 20,1 milhões.

Se mantiver essa tendência, em breve o número de visitantes internacionais - que na maioria são ou vão para a América Latina e Caribe - igualará o de americanos.

Efe
Vista de Miami; aeroporto da cidade bateu recorde de passageiros em 2012
Vista de Miami; aeroporto da cidade bateu recorde de passageiros em 2012

"Apesar da economia nacional seguir tendo problemas para se reestruturar, MIA continua alcançando novos recordes como nosso primeiro motor econômico", disse nesta sexta-feira o prefeito do condado de Miami-Dade, Carlos Giménes, após conhecer estes números.

Parte desta melhora se deve ao reforço das operações da American Airlines, que oferece desde Miami 328 voos diários a 38 cidades do mundo, entre elas seis novas rotas, Assunção (Paraguai), Barcelona, Manaus, Recife, Roatán (Honduras) e Seattle (EUA).

Além disso, durante o ano passado começaram a operar neste aeroporto a LAN Colômbia, com quatro voos semanais a Bogotá, a mexicana Interjet, com um trajeto diário para Cidade do México, a europeia Antilles Express, voando diariamente a Curaçao, a russa Aeroflot, com três saídas semanais a Moscou, e a Gol, com um serviço diário para São Paulo.

Os responsáveis da MIA afirmam que com estas incorporações o aeroporto se transformou no local que oferece mais viagens a diferentes destinos no Brasil, com sete: Belo Horizonte, Brasília, Manaus, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

Em 2011, o Brasil já foi o principal mercado internacional para o aeroporto de Miami e, faltando os números de 2012, previsivelmente o resultado será repetido.

Em conjunto, American Airlines, TAM e Gol oferecem 123 voos semanais entre a cidade americana e as cidades brasileiras.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página