Alemanha vai ter festa de música eletrônica em gravidade zero

Balada em avião usado para treinar astronautas vai durar 90 minutos

Avião em subida contra céu azul
Avião A310, da Airbus - Aero Icarus/Flickr/CreativeCommons
AFP

No próximo dia 7, em Frankfurt, vai decolar a primeira festa em gravidade zero, com DJs se apresentando em um avião usado para treinar astronautas. Dentro, 20 convidados de todos os continentes vão dançar --ou pelo menos flutuar.

A balada vai durar pouco. O Airbus A310 modificado, que ajuda os astronautas europeus a se adaptarem à falta de gravidade, vai retornar ao aeroporto de Frankfurt depois de 90 minutos, e ficar apenas 25 minutos em gravidade zero.

O presidente da BigCityBeats, uma empresa alemã conhecida por criar clubes noturnos em lugares improváveis, disse que foi atrás da ideia porque ela ainda não tinha sido executada.

"Todo mundo estava me perguntando: quando você vai voar para a Lua?", disse  Bernd  Breiter, CEO da empresa. "Isso levará algum tempo. Mas estamos chegando um pouco mais perto", afirmou.

Os artistas da missão, denominada World Club Dome Zero Gravity, incluem o DJ holandês Armin van Buuren, que toca trance, e Steve Aoki, produtor e DJ de música eletrônica.

No total, 55 pessoas estarão no voo, incluindo a tripulação e dois astronautas da Agência Espacial Europeia: Jean-François Clervoy, da França, e Pedro Duque, da Espanha.

A viagem espacial sempre foi "algo que eu queria experimentar pelo menos uma vez", disse Van Buuren, embora reconheça que fica nervoso até em voos convencionais.

Ele está ansioso para observar as possibilidades da dança em gravidade zero. "Acho que vai ser muito engraçado, você pode fazer movimentos de dança únicos, como giros no ar, que não poderia fazer em uma pista de dança.

Ao contrário do espaço real, que é silencioso, o avião terá oxigênio --e, portanto, som.

Van Buuren disse estar curioso para saber como a falta de gravidade vai afetar seu equipamento e música. "É um projeto científico interessante.

A BigCityBeats selecionou 20 pessoas entre candidatos que postaram vídeos em mídias sociais. A viagem será gratuita, incluindo as despesas até Frankfurt.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.