Conheça festivais de gastronomia no mundo que acontecem este ano

Eventos na França e Austrália celebram desde pratos populares até ingredientes incomuns

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

 

Pães expostos em barracas, com pessoas ao redor. Na frente dos pães, uma placa diz Welcome to Melton Mowbray
Expositores do evento Melton Mowbray Food Festival, em Leicestershire, na Inglaterra - Reprodução Facebook

 

The New York Times

Há muitas razões saborosas para permitir que seu apetite determine seus destinos de viagem neste ano. De festivais que celebram pratos conhecidos aos que permitem experimentar comidas mais incomuns, passando por eventos nos quais superastros do mundo culinário e chefs menos conhecidos cozinham para as massas, muitas viagens prometem agradar o paladar em 2018.

Perugia, na região italiana da Úmbria, sedia de 19 a 28 de outubro a 25ª edição anual da Eurochocolate, evento que atrai 1 milhão de pessoas em dez dias. Os visitantes podem experimentar chocolates de mais de cem fabricantes europeus e sobremesas à base do produto.

Também em outubro, o Festival da Pimenta de Espelette, na cidade de Espelette, na França, chega ao seu 50º aniversário e celebra o final da colheita de pimenta. 

Há um mercado no qual fornecedores locais vendem pimentas e outros produtos regionais, e os restaurantes oferecem cardápios que destacam o ingrediente.

Diferentes comidas marrons e brancas expostas em recipientes. Um deles tem uma colher em cima
Produtos expostos no festival Eurochocolate, em Perugia, na Itália - Reprodução Facebook

 

Não faltam festivais gastronômicos na Austrália, mas a segunda edição do Taste of Kakadu, que acontece de 18 a 27 de maio no Parque Nacional Kakadu, pode ser a experiência mais aventurosa. Os visitantes podem provar a comida que alimenta os aborígenes há mais de 65 mil anos —emas, chorizo, perca-gigante, uma variedade aquática de ganso e mais. 

Já o Melton Mowbray Food Festival, em outubro, em Leicestershire, Inglaterra, ocupa o velho mercado de carne da cidade de Melton Mowbray. Quase 200 fornecedores oferecem amostras de comidas e bebidas da região, entre as quais empadões de carne de porco, fudge, queijos e cervejas. Também há uma área para barracas de comida de rua com pratos da gastronomia asiática.

Quem busca uma desculpa para ir à praia pode considerar o Caribbean Food and Wine Festival, no começo de novembro, evento de quatro dias na ilha Providenciales, em Turks e Caicos. 

Em sua oitava edição, o evento reúne cozinheiros famosos como Christina Tosi, do Momofuku Milk Bar, e Tiffany Derry, do reality show “Top Chef”. As equipes trabalham para criar versões de pratos regionais, como camarão com coco, que os visitantes podem comer em jantares ou em degustações diurnas.

Tradução de PAULO MIGLIACCI

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.