Descrição de chapéu Álbum de viagem

Fotógrafo encara inverno do leste europeu e registra cartões-postais

Hugo Chinaglia visitou a Sérvia, Suíça, Hungria e República Tcheca em janeiro de 2014

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Foto em preto e branco mostra apenas um homem, a distância, caminhando, e uma árvore sem folhas à sua esquerda. Toda a paisagem é branca, pois o chão está coberto de neve e o dia está nublado
Homem caminhando em dia de neve em Belgrado, na Sérvia - Hugo Chinaglia
São Paulo

O fotógrafo Hugo Chinaglia, 30, conheceu o inverno europeu em 2014, quando ele e um amigo passaram 18 dias viajando pelo centro e leste da Europa.

A ideia inicial do fotógrafo era praticar snowboard pela primeira vez. Mas, a convite do colega, foram também para algumas capitais culturais do continente.

Na viagem, passou por Belgrado e Kopaonik, na Sérvia; Zurique, na Suíça; Praga, na República Tcheca; e Budapeste, na Hungria.

A viagem ganhou um tom especial por terem comemorado duas viradas de ano: a primeira delas a bordo do avião, no dia 1º de janeiro, e a outra em Belgrado, que segue o calendário ortodoxo, no dia 14 de janeiro.

Na cidade, chegaram a pegar 30 centímetros de neve. "Apesar do frio de -20ºC, os locais não perdem o seu ritmo", diz.

Passaram três dias em Kopaonik, a maior montanha do país, em uma estação de esqui e snowboard. Porém, o passeio não saiu como previsto. "A visibilidade estava péssima, restrita a menos de 10 metros", afirma.

Além de Belgrado, Chinaglia considerou Budapeste uma das cidades mais divertidas da cidade. "Não havia tantos turistas, então a experiência pareceu mais verdadeira", diz.

Em contrapartida, a sensação que teve de Praga foi a contrária. "Não deixa de valer a pena a passagem, mas senti voltada demais para o visitante".

O fotógrafo também trabalha com marcenaria e organiza expedições fotográficas pelo Brasil.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.